segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de reis

Hoje é dia de Reis.

O Dia de Reis, segundo a tradiçao cristã, seria aquel em que Jesus Cristom recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente". São os três Reis Magos e aconteceu a 6 de janeiro.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII convertou nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.

Nesta data encerram-se ainda para os católicos os festejos natalícios, sendo o dia que eu menos gosto.... pois é o dia em que são arrumados os presépios, os enfeites natalícios e a árvore de Natal.


Algumas tradições no Mundo:

Espanha - É estimulada entre as crianças a tradição de se deixar os sapatos na janela com erva antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e seguir viagem. Como moeda de troca os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar da erva quando acordam.

A tradição consiste ainda em comer Bolo-Rei, que tem no seu interior uma fava e uum brinde escondidos. Quem encontrar a fava deve "pagar"  o Bolo-Rei no próximo ano.

França - Em França e agora um pouco mais generalizada come-se a Galette des Rois, onde é usual encontrar também um brinde no seu interior. A galette costuma também trazer uma coroa, e quem encontra o brinde.... é coroado.

Brasil - No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupos de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento

Portugal - No meu país e também noutros países as pessoas que moram em pequenas terras e nas aldeias têm por hábito ir cantar os reis de porta em porta e como recompensa as pessoas dão-lhes doces, salgados....


Para mim hoje é também dia de comer Bolo-Rei e Bolo-Rainha.

Aqui ficam os links destas deliciosas sugestões que não prescindo:

Bolo-ReiII e Bolo-Rei I

Bolo-Rainha

É ainda dia de cumprir alguma(s) das superstições referentes ao dia de Reis.

Vejam aqui o que se deve fazer. Eu como sempre os 7 bagos de romã... e guardo-os religiosamente durante o ano.


6 comentários:

  1. Ola como vai?Seu blog é lindo parabéns beijus!
    Poderia seguir?
    http://oficialgarotateen.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que nessa semana que se inicia você possa esbarrar com muitos sorrisos, abraços e muita paz... Que bom estar de volta após as festas de fim de ano :0)
    Adorei a postagem, adorei saber sobre as tradições do Dia de Reis de outros países... Tomei nota das receitas do Bolo de Rei (sempre faço, mas o seu é um pouquinho diferente) também do Bolo da Rainha (que eu ainda não conhecia) e vou fazer sem dúvida.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu não costumo cumprir esse tipo de tradições, mas não me importava nada de comer bolo rainha:P
    Eu orefiro bolo rainha a bolo rei, não gosto muito dos frutos cristalizados...
    Mas realmente é engraçada a diferença (e semelhança) das tradições nos diversos países :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Que linda partilha para este dia em que encerram as festividades natalícias. Gosto muito de saber curiosidades que nos cercam.
    Beijinhos e um feliz e próspero ano 2014.

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom saber o que se passa pelo resto dos países :)
    Boa partilha!
    Um beijinho e bom ano!

    ResponderEliminar