sábado, 22 de dezembro de 2012

Fritos perfeitos

Embora evite, e muito os fritos, nesta época existe sempre uma tendência pecaminosa... Mas ainda assim, e embora goste de os ter na mesa, continuo a evitar os fritos, Fazemos, porque é "obrigatório" estar na mesa, porque há sempre alguém que gosta, mas é de evitar os excessos. Devemos ter muito atenção a tudo o que ingerimos, ao longo de todo o ano, e não apenas após o período das festas.

Seja como for, a variedade de fritos é tanta que ficam aqui algumas dicas:

Organização:
- Devemos ser muito organizados para que tudo corra bem. Antes de começarmos a preparar as massas e os recheios, devemos colocar todos os utensílios necessários na bancada da cozinha, de forma a que estes estejam sempre acessíveis. Isto porque a preparação deste tipo de confecção, os fritos de Natal, sujam bastante as mãos, e se não tivermos tudo "à mão de semear" vai ser muito mais complicado... e a cozinha transforma-se num caos!!

Fermento de Padeiro:
- Hoje em dia já é muito fácil encontrarmos o fermento de padeiro. Seja nas padarias ou nos supermercados, este ingrediente já nos é muito acessível.
- Bastante consistente, de odor agradável e cor clara.
- Podemos conservá-lo no frigorífico dentro de um saco de plástico, e conservá-lo até 5 dias.
- Ou então podemos congelá-lo durante 3 meses.
- Hoje em dia, muitas vezes substituimos o fermento de padeiro pelo conhecido Fermipan. Trata-se de um substituto do fermento de padeiro, mas a diferença é que este último é em pó.

Óleo quente:
- Quando iniciamos as frituras o óleo tem de estar quente.
- Podemos confirmar a temperatura do óleo colocando um pouco da massa na frigideira.
- Para virarmos os fritos ao contrário, em vez de usarmos uma espátula, que muitas vezes faz com que o óleo salte, podemos recorrer a dois garfos, tornando esta tarefa mais simples.

Mudança de óleo:
- Sim, devemos mudar o óleo e com muita frequência.
- Quando estamos a fazer os nossos fritos e verificamos que estes começam a ficar dourados muito rapidamente, ou até mesmo a queimar, sigmifica que o óleo que estamos a usar já se encontra saturado e que está na altura de ser substituído...

Polvilhar com farinha:
- Parece mais uma dica se importância, mas a verdade é que estas nos ajudam a simplificar as nossas tarefas na cozinha...
- Nunca nos devemos esquecer de polvilhar a superfície de trabalho com farinha antes de tendermos a massa nela.
- O melhor mesmo é polvilharmos também com farinha a própria massa e se for o caso, o rolo da massa também, pois assim conseguimos trabalhá-la na perfeição.

Açúcar e canela:
- Para que o açúcar e a canela adiram bem as fritos, devem ser passados ainda quentes nesta mistura.


Sem comentários:

Enviar um comentário