quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Frutos oleaginosos - Top dos alimentos

O blog do Prato Caseiro continua a dar a conhecer o Top dos Alimentos para a prevenção / manutenção da diabetes.

O alimento eleito de hoje, não é um, mas vários. E estee é um verdadeiro "calcanhar de aquiles" para mim. São óptimos, fazem bem, mas também muito calóricos. E às vezes comer só um bocadinho é um problema, pois gosto mesmo muito de frutos secos.

FRUTOS OLEAGINOSOS:

Os frutos oleaginosos são frutos com elevado teor de energia pois são ricos em lípidos, principalmente ácidos gordos polinsaturados, ou seja, ómega 3.

A ingestão destes frutos, como por exemplo a  noz, deve ser controlada pois são ricas em calorias. O consumo ideal deste fruto deve ser entre 3 a 6 nozes por dia, pois tem um efeito positivo ao nível da protecção cardiovascular.

Os ácidos gordos ómega 3 aumentam a capacidade do organismo na utilização da insulina, regulando assim, os níveis de colesterol total e LDL, reduzindo a viscosidade sanguínea.

Além das nozes existem outros frutos oleaginosos com é o caso das amêndoas, das avelãs e das castanhas de caju. Estes frutos são de extrema importância  ricos em vitaminas com complexo B, ricos em minerais (fósforo, potássio e magnésio) e ainda ricos em oligoalimentos (zinco e cobre manganês).

5 comentários: