domingo, 3 de fevereiro de 2013

Chocolate - História

E já que começamos a falar de chocolate nada melhor que lembrar um pouco da história do chocolate.

Por isso aqui ficam algumas informações desta pequena maravilha...

- O chocolate vem de uma planta, o cacaueiro, que não existia na Europa até os espanhóis chegarem ao México.

- Foi aó que descobriram que os Maias e os Astecas, os povos dessa região, já usavam o chocolate há mais de 3000 anos. Usavam-no apenas como bebida!! Ai o que eles perderam...

- O chocolate era considerado um "bem" muito valioso e acreditavam que este era uma fonte de poder. Os Astecas chegaram mesmo a usar as sementes de cacau como moeda de troca em transacções comerciais!!



- Foi durante o século XVI, na época das Descobertas, que os espanhóis trouxeram o chocolate para a Europa. Como o doce nunca amargou, nem antigamente nem agora, toda as pessoas adoraram e, em pouco tempo, tornou-se um dos alimentos mais populares.

- Do cacaueiro nasce o cacau. Este fruto é uma baga amarela, de dimensões pequenas, e que tem no seu interior cerca de 25 sementes brancas.



- A receita primitiva dos Maias diz que se deviam separar as sementas brancas. Estas ficavam por sua vez a fermentar, depois a secar e por fim ficavam a torrar ao sol. Finalmente eram moídas...

- Depois das sementes moídas ficava uma pasta. Esta pasta era misturada com mel, farinha de milho e algumas especiarias, o que iria resultar num líquido escuro... Isso sim era trabalhoso... Percebe-se porque é que era considerado um bem muito precioso, quase sagrado.

- Desde aí foi sempre a evoluir. A primeira grande inovação ocorreu ainda no século XVI, quando os espanhóis adicionaram o açúcar, que traziam da Ásia, e assim já começava a ficar mais docinho...

- Foi posteriormente através da evolução dos processos industriais e de muitas das técnicas usadas na culináriam que surgiu o chocolate com leite e depois na forma sólida.

- Hoje em dia o chocolate, tal como já tivémos oportunidade de partilhar, é encontrado sob as mais diversas formas ue vão desde a forma sólida, através do chocolate em pó, barras de chocolate, ovos, bombons e até mesmo da forma líquida como o chocolate quente... nham!!!

- Outra grande vantagem do chocolate é que pode ser consumido puro, ou como ingrediente complementar de um grande número de alimentos como é o caso dos bolos, tortas, biscoitos, bolachas, mousses, gelados....e tantas outras maneiras...

Ai que pecado tão guloso e delicioso...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário