quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As virtudes do chocolate

Ao contrário do que muito se fala e especula o chocolate tem muitas virtudes. Hoje vamos desmistificar um pouco o lado menos positivo do chocolate e mostrar que afinal... É bom!!!!

Virtudes do chocolate:
- Quando consumido com moderação, o chocolate pode ser um aliado para a nossa saúde.

- Para isso devemos também escolher o melhor. Já todos ouvimos dizer que o chocolate preto é o mais saudável. Seja como for, as melhores opções são aquelas que têm menores quantidades de gordura e açúcar, ou seja, o que encontramos nos chocolates amargos ou semi-amargos e com maior teor de cacau.

 - Para todos os efeitos moderação é o lema! As vantagens provenientes da ingestão do chocolate (principalmente do chocolate amargo) são válidas desde que o consumo seja moderado e integrado numa alimentação saudável e variada.

- Por todos os motivos e mais alguns, porque é bom e saudável se não for consumido em excesso aqui ficam algumas das virtudes do chocolate preto:


  • Fornece energia porque na sua composição está presente uma das substâncias mais estimulantes: a teobromina e a cafeína, estimulante do sistema muscular e estimulante do sistema nervoso, respectivamente.
  • Melhora o humor, acalma e transmite sensações de prazer. Essas sensações de prazer devem-se à presença da feniletilamina, um aminoácido percursor da serotonina, uma substância que o nosso organismo produz em situações de felicidade.
  •  Combate  ahipertensão arterial, isto graças à concentração de catequizas existentes no chocolate amargo, que atuam nas artérias, promovendo o controlo da tensão arterial.
  • Protege o coração devido à presença dos flavonóides e polifenois, que são poderosos antioxidantes, que por sua vez protegem as células do corpo contra acção dos radicais livres e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.
  • Melhora a sensibilidade à insulina.
  • Ameniza os sintomas dos ciclos menstruais problemáticos, pela presença de elevados teores de magnésio.

Será que vale então a pena nos privarmos mesmo deste pequeno grande prazer??







Sem comentários:

Enviar um comentário