Nem imaginam como me sabem bem os pratos de feijoada. Muitas pessoas dizem que é um prato pesado, que isto e aquilo, mas a mim sabe-me pela vida. Seja de inverno ou de verão. Mas tem que ter sempre a bela da couve e da cenoura, e do chouriço, claro que lhe dá muito sabor. Tinha camarões da Frip (tão rijinhos que são, OMG) e ficou um prato maravilhoso. Os camarões são deliciosos e selvagens, algo que privilegio bastante.
Ingredientes:
- 400gr de camarão Selvagem (Frip)
- 3/4 de chouriço de porco preto
- Couve lombarda q.b.
- Cenouras q.b.
- 1 Lata grande de feijão manteiga
- 1 Cebola
- 6 Dentes de alho
- 2 Folhas de louro
- Azeite extra virgem q.b (Transmontanos)
- 2 Tomates rosa madurinhos
- Polpa de tomate com alho e cebola (Dom Duarte)
- Sal marinho q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Piri piri tradicional (Dom Duarte)
- Água q.b.
- Vinho branco q.b. (opcional)
Preparação:
- Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Adicione um fio de azeite extra virgem, as folhas de louro e deixe refogar ligeiramente e lentamente. A seguir junte o chouriço cortado em rodelas.
- Entretanto prepare os camarões (que entretanto tirei do congelador e já estão bons). Retire a casca do camarão mantendo apenas a cabeça e o rabo. Com a faca da Nicul abra um pequeno golpe nas costas e retire facilmente a tripa. Esta faca é fantástica pois não precisa ser afiada e está sempre pronta a ser usada, facilitando este golpe sem danificar os camarões. Depois de prontos reserve os camarões.
- Adicione agora ao refogado os tomates madurinhos cortados em pedaços e a polpa de tomate (como tinha tomate fresco usei cerca de 2 colheres de sopa).
- Junte agora um pouco de água e opcionalmente um pouco de vinho branco.
- Quando ferver adicione as folhas de couve bem lavadas e cortadas em pedaços. Adicione também as cenouras descascadas e cortadas em rodelas. Tempere a gosto com sal e pimenta preta e o piripiri. Deixe ferver. Quando estiver quase cozido junte os camarões e o feijão previamente lavado e escorrido. - Quando os camarões estiverem prontos sirva. Para a confecção deste prato usei o tacho de barro da Feira da Louça. Ficou um prato lindo.
Aspecto delicioso. A deixar água na boca...
ResponderEliminar.
Saudações poéticas