domingo, 27 de janeiro de 2013

Grão

O grão é um alimento muito barato e que deve ser presença assídua nas nossas mesas. É bastante versátil e por isso as opções de utilização são muitas.

O grão é um excelente alimento. Rico em amido é usado pelo nosso organismo como uma fantástica fonte de energia.

É pobre em água, em gorduras e ainda.... isento de colesterol.

Outra vantagem do grão é que é rico em fibras... Tem cerca de 6gr de fibras por cada 100gr de grão. Grande parte destas fibras, são fibras solúveis, ou seja, ajudam a eliminar alguns dos nossos "inimigos"... como são o açúcar, as gorduras e o colesterol.

É ainda rico em ácido fólico. Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares e a tratar a anemia.

Tem elevada quantidade de cálcio, ferro e magnésio. Estes minerais desempenham excelentes funções no nosso organismo. É ainda pobre em sódio.

Se for ingerido quase diariamente faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, ajuda a baixar os níveis o mau colesterol e ainda ajuda a regular os intestinos.



Nota:
- O grão é pobre em sódio se for adquirido seco e demolhado por nós, pois aquele que compramos já cozido tem percentagens mais elevadas de sódio, para ajudar à sua conservação. Por isso atenção... antes de o usar... lave muito bem o grão.

Dica:
- Comer grão duas vezes por semana, acompanhado de salada e água ajuda nas dietas de emagrecimento... Porque sacia, logo não se sente fome tão rapidamente e ajuda a minimizar riscos de anemia.




Sem comentários:

Enviar um comentário