sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Adoçantes - Top dos alimentos

Tal como prometido hoje vamos falar do adoçante, um dos alimentos TOP na prevenção da Diabetes ou na melhoria da qualidade de vida de quem já tem a doença.

ADOÇANTE

Sempre que possível devemos substituir o açúcar (sacarose) por adoçante ou edulcorante não calórico.

Os adoçantes permitem aos diabéticos praticar uma alimentação com baixo teor de sacarose (açúcar de absorção rápida), mas compatível com as recomendações nutricionais.



Hoje em dia temos ainda a STEVIA, uma planta com uma capacidade extraordinária de adoçante. É naturalmente 10/15 vezes mais doce que o açúcar "normal".

Aqui ficam algumas dicas naturais desta planta e que devemos ter em conta:
  • Não causa diabetes
  • É isenta de calorias
  • Não altera os níveis de açúcar no sangue
  • Por ser uma planta, não tem ingredientes artificiais
  • Evita a formação de cáries dentais
  • Pode ser usada na culinária (chás, bolos...)

2 comentários:

  1. Nunca usei adoçantes,uso açúcar mas muito pouco pois não gosto das coisas muito doces.
    Por acaso tenho a stevia.
    bj

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  2. Olá!
    Existem também outros produtos que tem o poder de adoçar em substituição ao açúcar, e que são de origem natural, para evitar de consumir produtos como aspartame ou outros edulcorantes.
    Um deles é o xarope de agave, que pode ser consumido por diabéticos com moderação. Outro produto é o açúcar de coco, produzido com o néctar das flores do coqueiro.
    Mas na minha opinião, a prevenção da diabetes deveria ser feita com uma alimentação balanceada e com a prática de exercícios físicos, e não com o uso de adoçantes. Afinal, estes produtos provocam efeitos colaterais, e algumas substâncias são proibidas em certos países justamente por questões de risco para a saúde (ciclamato, sacarina).
    Beijos

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