quinta-feira, 9 de julho de 2020

Salada quente de bacalhau grelhado com feijão frade e brócolos

Adoro grelhados. Seja no inverno ou no verão. Mas confesso, que não tenho grande jeito para acender o carvão. Faço, mas demora muito mais tempo que o normal. Por isso o meu novo grelhador New Bistrô, da Haeger, veio mesmo a calhar e já é quase a nossa mascote cá de casa. Faz tanta coisa boa, não agarra nada e limpa-se que é uma maravilha. Podemos ainda trancá-lo para que se possa transportar mais facilmente e assim as duas placas não se separam. É lindo.
Hoje decidimos almoçar um prato bem português. Bacalhau grelhado lascado com feijão frade, ovo cozido e brócolos. Polvilhado com bastante alho picado e regado com azeite. E depois de um belo repasto limpar o grelhador é facílimo. Qualquer coisa que possa ter agarrado às placas, o grelhador tem um utensílio para limpeza da grelha, que "raspa" com facilidade qualquer resíduo. É uma maravilha. E para servir este prato tão tradicional nada melhor que uma louça de barro igualmente tradicional, da Feira da Louça.



Ingredientes:

  • 1 Posta de bacalhau
  • Feijão frade cozido
  • 2 Ovos biológicos
  • Brócolos biológicos q.b.
  • 1/2 Cabeça de alho
  • Azeite extra virgem
  • Flor de sal q.b.


Preparação:
- Descongele a posta do bacalhau já demolhado. Depois de descongelada, seque-a com uma folha de papel absorvente.
- Ligue o grelhador da Haeger, unte com um fio de azeite (nem era necessário pois as placas são mesmo anti-aderentes e espere que aqueça. Consegue ver-se através da luz de funcionamento que passa de vermelho para verde.
- Nessa altura coloque a posta de bacalhau a grelhar. Vire-a até estar totalmente grelhada.
- Enquanto o bacalhau grelha, leve a cozer dois ovos e quando a água ferver adicione os brócolos previamente lavados em água e vinagre.
- Entretanto aqueça o feijão. Eu tenho sempre feijão que cozo em casa, assim como outras leguminosas. É sempre uma boa opção e torna a preparação de algumas refeições mais rápidas.
- Depois do bacalhau grelhado, lasque-o e polvilhe-o com bastante alho picado.
- Coloque no prato de barro da Feira da Louça o feijão com os brócolos. Descasque os ovos, corte-os em rodelas. Coloque no prato. Por cima junte o bacalhau já reservado e polvilhado com o alho. Regue generosamente com azeite (principalmente se for como eu, que de vez em quando lá molha o pão).












1 comentário:

  1. Aspecto delicioso. Deixou-me com água na boca...
    .
    Que a vida seja um sorriso
    Cumprimentos

    ResponderEliminar