sexta-feira, 14 de março de 2014

Stevia

Hoje trago-vos uma informação sobre uma erva aromática, que há semelhança das outras, é muito aromática e saudável.

Stevia (Stevia rebaudiana) - adoçante natural para diabéticos

Stevia - Utilização e benefícios para a saúde:  

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extrato "steviosídeo" ( pó branco, essência das suas folhas ) é até 300 vezes mais doce.

Os principais benefícios desta planta são:

A Stevia oferece aos consumidores vários possíveis benefícios para a saúde:
  • É um adoçante saudável para diabéticos - estudos demonstraram que pode ter efeitos benéficos nos níveis de insulina e glicose no sangue.
  • Não contém calorias - ajuda ao combate da obesidade, sendo que uma porção de 100 mg contém menos de meia caloria, e para além disso atenua a necessidade/desejo de comer.
  • Não altera o nível de açúcar no sangue.
  • Não é tóxica.
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental - frui de conteúdo elevado em vitamina C e em clorofila, que reduzem o crescimento indesejado de bactérias na boca (protege do sangramento, inflamações das gengivas, cáries e tártaro).
  • Não contém ingredientes artificiais.
  • Pode ser usada para cozinhar.
  • Pode ser usada a nível cosmético - é usada em cremes, tornando a pele mais macia e firme, combate as impurezas, tonifica a pele e corrige as rugas.

Aplicações culinárias:

Esta planta, originalmente denominada como "erva doce", possui várias utilidades na alimentação, sendo que pode ser uma substituta do açúcar, podendo usá-la no café, sobremesas, chás, sumos, gelados, pratos assados ou cozidos.

Como utilizar a Stevia:

Folhas frescas moídas: salpique as folhas moídas sobre a comida, como se estivesse a usar um outro tempero. Adicione-as durante o cozimento ou quando a comida ainda estiver quente, pois o sabor doce é libertado mais facilmente quando a planta é aquecida. Podem ser usadas em molhos de churrasco, molho agridoce, sopas, feijões, pizza, molho de maçã, pães, massa de biscoitos, em temperos de saladas, etc.
Como açúcar/adoçante: seque as folhas (média 12 horas ao sol), num almofariz esmague até fazer um pó e utilize na culinária como se fosse açúcar/adoçante.

Stevia fresca

Stevia seca ao sol

Stevia pronta a ser "desfeita"


Podem ver esta e outras informações úteis aqui. Mais uma vez muito obrigada à Aromáticas Vivas, que gentilmente me deu a oportunidade de experimentar os seus produtos e neste caso em concreto, provar e ter a certeza que de fato, a stevia, é mesmo doce.

1 comentário: