domingo, 24 de março de 2013

Tailândia - Gastronomia II

Pelo que ando a investigar.... nem na Tailândia me livro do arroz!! Hehehe...

Cá em casa é arroz com quase tudo e pelos vistos na Tailândia não é muito diferente.



O arroz é um dos alimentos que nunca falta numa mesa tailandesa. É servido fervido, frito ou em sopa.

No pequeno almoço o arroz acompanha normalmente frango, ovo estrelado e legumes. Há quem use porco em vez do frango e gambas com alho. Tudo acompanhado de pepinos em vinagre...

O almoço é composto por alimentos mais leves. Contem arroz frito, massas e verduras.

Na Tailândia, a refeição mais importante é, sem dúvida, o jantar. Maior quantidade de alimentos e confeccionados de formas mais elaboradas, geralmente é servido arroz em forma de sopa, peixe ou frango, hortaliças, saladas, sempre com os molhos, além das sobremesas.

E já que falamos em molhos... estes têm extrema importância na Tailândia. Servem de base à gastronomia tailandesa. São preparados com malaguetas, patés de caranguejo, alho e especiarias.

Os molhos têm variadas funções na gastronomia tailandesa. São usados como substituto do sal, como forma de realçar sabores e ainda como forma de suavizar sabores.

A título de exemplo o molho de Nam pla é usado como substituo do sal. Este molho obtém-se através da cozedura de peixes. Resulta num caldo muito saboroso e que permite a não utilização dos sal.

Outro molho que se costuma utilizar é o molho de ostras, usado para realçar sabores e molhos que contenham leite de coco para suavizar sabores.

Pratos típicos:

Uma das receitas que tem presença assídua na mesa dos tailandeses é o Khao Mangal. No fundo é frango cozido a vapor acompanhado de gengibre.

Outra especialidade do local é o Neuayum. Trata-se de um prato picante feito através de uma mistura condimentada de carne picada e salada que geralmente vem acompanhada de Pad Thai, um macarrão fino frito com brotos e sementes.


Tudo isto soa bem...mas tanto se ouve falar nos "bichinhos crocantes"... ai ai... Eu depois partilho aqui o que se come realmente na Tailândia... em Phuket e em Bangkok.

Mas à parte de tudo isto dizem que um dos aspetos mais importantes é a apresentação, a delicadeza e a arte com que cada prato chega à mesa. Por regra, não faltam arranjos florais nem frutas ou verduras cortadas de forma artística.

Os ingredientes usados na preparação dos pratos tornam a culinária Tailandesa famosa por seu poder afrodisíaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário