terça-feira, 13 de maio de 2014

Alecrim e alguns dos seus benefícios

A cada dia que passa sou cada vez mais fã das ervas aromáticas. Por vários fatores. Pela própria planta, pelos aromas, porque são saudáveis e porque são também úteis em outras aplicações.

No outro dia partilhei aqui que o alecrim era usado pelos estudantes gregos para estimular a memória para os exames, pois o seu aroma ajuda na concentração. A verdade é que o alecrim além desta característica muito útil, tem ainda outras potencialidades.



De uma forma muito sucinta e de fácil visualização o alecrim:

  • Estimula a memória
  • Sendo um desinfetante natural, em casa é um excelente aliado no combate às traças. Experimente colocar um raminho de alecrim dentro das gavetas e vai ver o resultado
  • É um insecticida natural (se estiver junto a outras plantas, protege as mesmas)
  • Na cozinha, todos nós sabemos. Perfeito para aromatizar carnes para grelhar e nos assados. Nos queijos fica igualmente uma delícia. Fica perfeito quando combinado com borrego, porco, coelho ou frango, entre outras, claro. A verdade é que para mim combina com quase tudo. É perfeito para combinar com batatas e até nos molhos.
  • O alecrim ajuda no combate à anemia. Como? Experimente ferver 1 litro de água com uns ramos de alecrim. Depois de fervido deixde repousar cerca de 10 minutos. Pode começar a beber depois de coado. Deve ser ingerida uma chávena em jejum, durante uma semana. Para que todas as suas propriedades se mantenham este chá deve ser guardado no frigorífico.
  • Ainda na saúde, há quem diga que as infusões de alecrim são excelente no combate às febres, no combate da tosse e um excelente auxílio na digestão. Muito importante, fortalece os músculos do coração.
  • Uma infusão perfeita? Quatro gramas de folhas de alecrim por cada chávena de chá.

Estas são apenas algumas dicas e benefícios do alecrim, mas há muito mais.




9 comentários:

  1. Não sabia quase nada :P É bem interessante :)

    ResponderEliminar
  2. Las plantas aromáticas no solo dan sabor, también cuidan de nuestra salud.
    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    adorei conhecer mais sobre o alecrim, minha tomava o chá ele tem um gosto forte. Aprecio mais na comida.
    Tenha uma ótima semana.
    Anajá

    ResponderEliminar
  4. Olha muito boa informação. Sou super fã de ervas aromáticas e tenho que explorar mais o alecrim! :)

    ResponderEliminar
  5. Interesante info, hay algunos datos q los desconocía, me he tomado buena nota. Bsos

    ResponderEliminar
  6. Tenho alecrim na horta e confesso que raramente o uso :/ Desconhecia que tinha todas essas propriedades! Obrigada pela partilha :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi querida, eu tenho sempre vasinhos na minha cozinha com alecrim, manjericão e hortelã. Adoro sentir o cheirinho e sempre tenho fresquinho p/usar.
    Bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  8. Me encanta, sobre todo para carnes, yo tengo mi macetero en la terraza con mis hierbas y entre ellas tengo romero. Muy buena información. Un beso.

    ResponderEliminar
  9. Me encantan las plantas aromáticas. Las utilizo siempre que puedo y me gusta mucho cultivarlas en casa, aunque debo confesar que no se me dan muy bien...la jardinería no es lo mío, qué pena!!!

    ResponderEliminar