quinta-feira, 18 de junho de 2020

Bolachas de mel e limão

Num dos dias de férias que a minha mãe esteve connosco decidimos fazer umas bolachinhas com o Mel da Montanha da Transmontanos. Não fosse a minha mãe uma fã incondicional de mel, pois a avó dela, a minha bisavó, tinha colmeias. Assim que provou o mel reviveu a sua infância. O mel era igual aos favos que a minha bisavó levava para a minha mãe e para a minha tia comerem quando eram pequenas. Adorou. Contou-me ainda que tinham umas pequenas bolas "duras" de mel que colocavam num copo de água. Chamavam-lhe agua-mel. Era o mel que ficava nas ceras depois de serem prensados os favos. Depois mexiam e bebiam a água doce. Essa dita bola ainda era aproveitada para porem nos sapatos... mas a minha mãe já não se lembra bem porquê. Sei que existem outras terras onde a água-mel é cozida com um pau de canela e uma casca de limão para se fazer geleia, mas no Penhascoso, uma aldeia pertencente ao concelho de Mação, era assim. Para a realização destas bolachas usei uma chávena de chá (das maiorzitas). Rendeu 35 bolachas.


Ingredientes:

  • 2 Chávenas de farinha de trigo
  • 2/3 chávena de açúcar
  • Uma pitada de sal
  • 30gr de manteiga fria
  • 9 Colheres (de sopa) de leite
  • 3 Colheres (de sopa) de mel da Montanha (Transmontanos)
  • Raspa de 1/2 limão
Preparação:

- Numa taça junte a farinha, o açúcar e a pitada de sal.
- Acrescente a manteiga em fatias muito finas e misture o melhor que puder. Junte agora o mel e o leite. Adicione a raspa do limão feita com o ralador vegetariano Borner. Trabalhe bem a massa até esta ficar bem ligada. 
- Faça uma bola e deixe a massa descansar 20 minutos.
- Ao fim desse tempo coloque a massa numa superfície enfarinhada e estenda-a até ficar com a altura pretendida. 
- Corte as bolachas com um cortador a gosto e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. 
- Leve as bolachas ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe ficar cerca de 10 minutos ou até estarem a gosto.



























1 comentário: