segunda-feira, 22 de junho de 2020

Iscas de cebolada

Este prato é daqueles que se amam ou se detestam. Iscas. Grelhadas, fritas, no pão, cortadas em quadrados para petiscar, cá em casa adoramos. Mas têm que ter um grande requisito. Serem bem fininhas. E o problema era este. Tenho um talho fantástico perto de casa, mas os talhantes gostam é da carne grossa, seja ela qual for. Mesmo quando peço fino, muito fino. A faca deles é seguramente diferente da minha.
Bem, mas desta vez foi diferente. Pedi 600gr de fígado no talho (sem estarem fatiados) e eu mesmo me encarreguei dessa tarefa. Cheguei a casa, peguei na minha nova faca da Nicul e fui para a cozinha. Só vos digo. O resultado? Melhor que no talho. Consegui cortar as minhas iscas como nunca tinha comprado. Mesmo como gosto.  E agora vamos prepará-las?



Ingredientes:

  • 500gr de fígado
  • 1/2 Cabeça de alho
  • 2 Cebolas
  • Sal marinho q.b.
  • Pimenta preta q.b.
  • Pimentão doce q.b.
  • 2 Folhas de louro
  • Azeite q.b.
  • Vinho tinto q.b.
Preparação:
- Comece por cortar as iscas bem fininhas.
- Transfira-as para uma taça.
- Tempere-as com os dentes de alho laminados, pimenta preta moída na hora a gosto e pimentão doce a gosto. Junte duas de louro e deixe marinar.
- Leve ao lume uma frigideira com azeite e quando este estiver quente, baixe o lume. Nessa altura tempere as iscas com sal marinho e vá fritando lentamente as iscas com os alhos. Coloque poucas de cada vez na frigideira para ficarem bem passadas. Vá retirando para uma travessa as que estão fritas.
- Quando as iscas estiverem todas fritas (e na travessa), adicione as cebolas que entretanto cortou em fatias e deixe que estas fritem também. Depois de fritas retire e reserve.
- Junte à marinada das iscas um pouco de vinho tinto e misture. Transfira para a frigideira e mexa até evaporar o álcool. 
- Volte a colocar na frigideira novamente as iscas e a cebolada, envolva bem e sirva.

Sugestões:
- Sirva com batata cozida
- Sirva com batata frita e um ovo estrelado
- Sirva no pão com alho assado e esmagado e umas folhinhas de agrião









2 comentários: