domingo, 25 de novembro de 2012

Retirar nódoas de vinho tinto



As nódoas de vinho são sempre “lixadas” de se tirar. Pelo menos é aquilo que se pensa. Mas na realidade não é assim tão difícil como parece. Seja numa camisa, numa toalha ou numas calças, elas aparecem!!!!
Por isso partilho aqui algumas possíveis soluções.


A primeira reacção e tentativa é o uso de lexívia, que embora ajude nem sempre é a melhor opção, pois corremos o risco de a nódoa ficar apenas com uma tonalidade mais leve e de a toalha ou a camisa, as calças… ficarem amareladas apenas.
1 - Por isso a melhor forma de tirar nódoas de vinho tinto, tão comuns no dia-a-dia, é colocar a peça de roupa num recipiente que possa ir ao lume, tapar-se a mesma com leite e deixar ferver. Quando ferver desliga-se o lume e deixa-se arrefecer ainda “de molho”. Depois é lavar normalmente.
Atenção que este processo de fervura só pode ser usado em tecidos que aguentem altas temperaturas.
Nota: Este processo ajuda ainda a que os tecidos fiquem mais brancos. Trata-se de uma consequência natural do leite.

2 - Por isso sempre que tenhamos uma nódoa de vinho tinto, o melhor é usar imediatamente vinho branco para a retirar. É isso mesmo. Vinho para eliminar vinho.

3 - Se não tivermos vinho branco em casa, o melhor é recorrermos à espuma de barbear, que é perfeita para eliminarmos as tão aborrecidas nódoas de vinho.

2 comentários:

  1. Muito eficaz feito com espuma de barbear em um casaco de pelo.obrigada pela dica vou recomendar

    ResponderEliminar
  2. Muito eficaz feito com espuma de barbear em um casaco de pelo.obrigada pela dica vou recomendar

    ResponderEliminar