Bem, hoje para o jantar há bifes de vitela com molho de café... E batatas fritas... Ovo estrelado... Ai a desgraça... E claro, não pode faltar a salada. O que vale é que se podem contar pelos dedos das mãos as vezes que se frita batata num ano cá em casa.
Ingredientes:
2 bifes de vitela
2 fatias de fiambre de peru
2 ovos
5 batatas
Azeite q.b.
Margarina
2 folhas de louro
6 dentes de alho
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Pimenta em grão q.b.
Leite
Água
1 saqueta de café solúvel
1 colher (de chá) de vinho do Porto
1 colher (de chá) de farinha maisena
Preparação:
Começar por tirar todas as gorduras visíveis dos bifes. Temperar com um pouco de sal e pimenta moída na altura.
Numa frigideira colocar um fio de azeite, um pouco de margarina, 2 folhas de louro cortadas ao meio e 6 dentes de alho laminados. Deixar aquecer e depois juntar os bifes. Juntar igualmente alguns grãos de pimenta preta.
Deixar fritar os bifes lentamente sem nunca deixar queimar os alhos ou o azeite. Quando estiverem corados retiram-se e reservam-se os bifes.
Entretanto misturei numa taça uma saqueta de café solúvel com um pouco de leite (mesmo muito pouco) e um pouco de água. Misturar bem para dissolver o café. Juntar uma colher (de sobremesa) de vinho do Porto e uma colher (de sobremesa) de farinha maisena. Misturar bem para dissolver a farinha.
Juntar este molho ao preparado que estava na frigideira e deixar apurar lentamente, para que este se torne brilhante e cremoso.
Entretanto as batatas já estão cortadas e a fritar. Depois de fritas temperar com um pouco de sal refinado.
Vai-se mexendo o molho para que todos os sabores se misturem bem e colocam-se duas fatias de fiambre neste molho, só para ganhar o gosto, viram-se e retiram-se para cima dos bifes.
Noutra frigideira anti aderente estrelam-se os ovos (um temperado com sal e outro com pimenta moída na altura) sem adição de qualquer gordura, e colocam-se por cima dos bifes também.
Servem-se os bifes com o fiambre e o ovo por cima, e o molho a acompanhar. Acompanham-se também com batatas fritas e salada de tomate e pepino temperada com órgãos e vinagre balsâmico.
A verdade é que estava... E soube muito bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário