quarta-feira, 15 de abril de 2020

Croissants

Hoje foi dia de fazer os croissants da Susy Bimbólica, são verdadeiramente bons e secos. Sim, secos no sentido de não largarem gordura nenhuma para um guardanapo. Mas são muito fofinhos e no dia seguinte continuam assim.... fofinhos e com muito sabor. Assim sim, vale a pena.Deliciosos.


Ingredientes:

  • 500gr de farinha
  • 15gr de fermento de padeiro fresco
  • 125gr de leite (usei magro)
  • 125gr de iorgurte natural
  • 3 Colheres (de sopa) de açúcar
  • 1/2 Colher (de chá) de sal
  • 2 Ovos
  • 2 Gemas e leite para pincelar
  • Margarina q.b. (para pincelar as camadas da massa)

Preparação:

- Deite no copo o leite, o açúcar e o fermento. Programe 2 Min. / 37ºC / Vel. 1.
- De seguida junte o resto dos ingredientes (farinha, iogurte, sal, ovos). Programe 5 Min. / Vel. Espiga. 
- Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na Vel. Espiga (eu juntei mais 20gr e envolvi mais 1 Min.).
- Retire a massa do copo, e forme 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme círculos do tamanho de um prato normal.
- Pincele cada camada com a margarina derretira e sobreponha as camadas umas por cima das outras, sendo que a última não é necessário pincelar. 
- Estique com o rolo da massa até conseguir formar um círculo grande, tipo pizza. Corte 16 croissants e forme os croissants (enrolando da parte mais larga para a parte mais fina).
- Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora (aqueci o forno a 50ºC, desliguei e coloquei num tabuleiro)
- Ao fim desse tempo, retire e pincele os croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite.
- Aqueça o forno a 200ºC e leve os croissants ao forno cerca de 15 minutos. (eu deixei um pouco menos) 

Nota: Os croissants podem ser congelados, após serem moldados e antes de levedar. Quando os pretender fazer, retire-os do congelador, deixe descongelar e deixe levedar durante a noite, pincele com a gema de ovo de manhã e leve ao forno. 

Nota2: Pincele os croissants com o ovo e o leite à temperatura ambiente pois caso contrário "pode matar-se a massa" e os croissants crescerem pouco e ficarem pouco fofos.

Nota para gulosos: Antes de enrolar junte um quadradinho de chocolate à massa.

















Sem comentários:

Enviar um comentário