Ingredientes:
- 500gr de farinha
- 15gr de fermento de padeiro fresco
- 125gr de leite (usei magro)
- 125gr de iorgurte natural
- 3 Colheres (de sopa) de açúcar
- 1/2 Colher (de chá) de sal
- 2 Ovos
- 2 Gemas e leite para pincelar
- Margarina q.b. (para pincelar as camadas da massa)
Preparação:
- Deite no copo o leite, o açúcar e o fermento. Programe 2 Min. / 37ºC / Vel. 1.
- De seguida junte o resto dos ingredientes (farinha, iogurte, sal, ovos). Programe 5 Min. / Vel. Espiga.
- Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na Vel. Espiga (eu juntei mais 20gr e envolvi mais 1 Min.).
- Retire a massa do copo, e forme 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme círculos do tamanho de um prato normal.
- Pincele cada camada com a margarina derretira e sobreponha as camadas umas por cima das outras, sendo que a última não é necessário pincelar.
- Estique com o rolo da massa até conseguir formar um círculo grande, tipo pizza. Corte 16 croissants e forme os croissants (enrolando da parte mais larga para a parte mais fina).
- Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora (aqueci o forno a 50ºC, desliguei e coloquei num tabuleiro)
- Ao fim desse tempo, retire e pincele os croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite.
- Aqueça o forno a 200ºC e leve os croissants ao forno cerca de 15 minutos. (eu deixei um pouco menos)
Nota: Os croissants podem ser congelados, após serem moldados e antes de levedar. Quando os pretender fazer, retire-os do congelador, deixe descongelar e deixe levedar durante a noite, pincele com a gema de ovo de manhã e leve ao forno.
Nota2: Pincele os croissants com o ovo e o leite à temperatura ambiente pois caso contrário "pode matar-se a massa" e os croissants crescerem pouco e ficarem pouco fofos.
Nota para gulosos: Antes de enrolar junte um quadradinho de chocolate à massa.