segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Azeite de manjericão



Hoje em dia já não se utiliza apenas o azeite virgem. Os azeites passaram a ser também aromatizados e a oferta é muita. Podem ser aromatizados com manjericão, orégãos, tomilho…
Como temos sempre muito azeite cá em casa, dá para criar novos azeites. Por isso aqui fica a receita do azeite de manjericão:
Ingredientes:
0,5l de azeite (de boa qualidade)
Um punhado de folhas frescas de manjericão
Preparação:
Cortam-se as folhas do manjericão em pequenos pedaços e colocam-se num recipiente.
Por cima, coloca-se o azeite, tendo o cuidado de verificar que ficam todas submersas.
Muda-se esta mistura para um frasco esterilizado (post como esterilizar frascos) com tampa e deixa-se esta infusão num local com algum calor (por exemplo, perto do fogão) durante um mês. Ao longo deste mês, vai-se agitando o frasco (uma vez por semana é suficiente). Atenção para as folhas do manjericão ficarem sempre submersas para não ganharem bolor.
Passado um mês coa-se esta mistura, ou através de um passador ou através de um filtro de papel (daqueles usados no café), eliminando-se as folhas.
Colocam-se novamente em frasco esterilizado novas folhas de manjericão, frescas, e enche-se com o preparado coado – o nosso azeite de manjericão.
Fecha-se a garrafa e guarda-se em local fresco, ao abrigo da luz.
Sugestões de utilização:
Pode ser usado em pratos de massa, onde o aroma do manjericão, além de saboroso é infalível. Pode ser usado também em saladas de tomate ou em saladas verdes. Portador de um aroma fresco, cheira e convida ao verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário