quinta-feira, 30 de maio de 2019

O que é? Para que serve? Benefícios e malefícios!

Não sou nutricionista nem tão pouco ligada a esta área. Mas ainda assim sempre foi uma área que me seduziu bastante. Hoje em dia tanto se fala de ler rótulos e eu lembro-me, ainda miúda, acabada de entrar na adolescência, e já lia os rótulos. Estávamos no início da década de 90. Lembro-me bem de pegar, por exemplo, num pacote de bolachas e de somar as calorias do pacote para depois encontrar o número de calorias por bolacha. Lembro-me também de um amigo que bebia muitos cafés por dia, com açúcar. E eu, já nessa altura, fazia a soma dos kg's de açúcar que ele ingeria ao ano. Já na altura olhava nos rótulos aos famosos "E". Embora não soubesse exactamente o que eram, tinha lido que os "E" provocavam cancro e tentava evitá-los. Ponto. Era assim.


Sou do tempo em que as revistas cor de rosa, e outras, lançavam dietas semanalmente. A dieta da sopa, a dieta da fruta, a dieta dos pontos...
Agora fala-se em dietas da seiva, da proteína, dietas paleo.... 
Eu não sigo nenhum regime alimentar. Como de tudo um pouco e dou prioridade ao que considero melhor ou que melhor me faz.

Ainda me lembro, a dieta mais tentadora acho que era a dos pontos. Podíamos comer "toda a porcaria" até somar a totalidade do que se podia comer no final do dia. Uma dieta sem restrições, onde na adolescência faltava o que melhor nos fazia. As frutas, os legumes, as ervas e as especiarias e os alimentos silvestres.

Felizmente sempre tive (e tenho) uma mãe cuidadosa e que me passou bons hábitos alimentares. E ainda bem para mim, porque embora nunca tenha entrado em dietas loucas, sempre tive muitos complexos. Já na altura me achava gorda, era uma chatice quando íamos às compras e se aquele números não me servia, não valia a pena dizerem-me que os números podiam variar qualquer coisa consoante as marcas. Era choradeira certa. Afinal os meus complexos tinham sido provocados por uma amiga minha, que afinal era muito magra. E claro, aos olhos dela eu era a gorda. 

Mas se na altura isso contribuiu para os meus complexos, de alguma forma fez com que mantivesse sempre +/- o mesmo peso. E hoje com quase 42 anos tenho 50/51Kg. No verão, normalmente vou aos 48kg, com as caminhadas na praia, mas a média anda pelos 50kg / 1,60cm.

Hoje em dia há um sem números de alimentos, superalimentos e conceitos novos e como gosto de guardar e reunir uma série de informação e conhecimento vou passar a incluir no blog alguns posts com informação que considero útil e que espero que vocês gostem.  


(Imagem retirada da internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário