quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Ervilhas com bacalhau e chouriço e ovos escalfados

Gosto bastante de ervilhas e de todas as leguminosas. Felizmente não sinto que me façam mal, mas a minha cara metade anda meio embrulhado com o estômago e como isto também não anda fácil para se andar em médicos andamos em testes. E um deles passa por adicionar a Alga Kombu BIO a alguns pratos, nomeadamente às leguminosas. Hoje foi o dia de a usar nas ervilhas. A Alga Kombu é rica em minerais e proteínas e pode ajudar na digestão e também nos níveis de colesterol. Contribui ainda para o bom funcionamento da tiroide devido a ser rica em iodo. Por isso cuidado com o sal. A Alga Kombu é usada para cozer leguminosas e cozo também com legumes. Pode ser cozida com arroz também. E se a levarmos ao forno para ficar tostada cerca de 2/3 minutos podemos adicioná-la partida em pedaços a sopas, batatas assadas, omeletes... Cá em casa passa a ser presença obrigatória. Infelizmente penso que estas "intolerâncias" se devem à forma como os produtos são produzidos hoje em dia. Muitos químicos, pesticidas, sulfitos... enfim demasiadas porcarias. Sempre que posso opto por produtos biológicos. Alguns são "caros" mas tendo em conta a quantidade comprada justifica. E alguns compro porque prefiro mesmo a versão bio. Não gosto de comida sem sabor. Mas há produtos bio que "nos levam os olhos da cara". Se a alga faz diferença? Sim, acredito que faça e muita. A verdade é que já a usei em brócolos e hoje nas ervilhas e sinto os alimentos "mais puros", mais leves e ele não se ressentiu tanto do estômago, o que já é muito bom, pois cá em casa tem sido uma "dieta forçada". Não foi por isso que andei desaparecida duas semanas, até porque foi por um muito bom motivo!! 

Sendo assim hoje optei pelas ervilhas com ovos escalfados, com bacalhau e o tradicional chouriço claro, ou não desse este um delicioso sabor a este prato.



 Ingredientes:

  • 1 Cebola
  • 4 Dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • 2 Colheres (de sopa) de polpa de tomate
  • 1 Tira +/- 5cm de Alga Kombu BIO
  • Água q.b. (usei filtrada)
  • 400gr de ervilhas (Frip)
  • 1 Lombo de bacalhau 
  • 1/2 Chouriço Extra Picante (Primor)
  • 2 Ovos
  • Sal marinho q.b.
  • Arroz Aromático (Bom Sucesso)
Preparação:
- Descasque e pique finamente a cebola e os alhos. A cebola pique-a com a mandolina V3 da Borner. Deixe refogar ligeiramente e adicione a polpa de tomate. Junte o chouriço cortado em rodelas. Quando estiver dourado adicione um pouco de água (ou se preferir um pouco de vinho branco - eu nesta fase preferi usar apenas água e o sabor ficou perfeito). Quando a água ferver junte o bacalhau e as ervilhas, a alga Kombu e deixe cozinhar. Tempere a gosto com o sal, tape e deixe cozinhar. 
- Quando estiver quase pronto abra os ovos e adiciono-os ao tacho. Tape e deixe escalfar durante alguns minutos (controlando sempre para que a gema fique líquida e não cozida.
- Acompanhe com arroz branco agulha Bom Sucesso.













 


1 comentário: