sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Arroz de camarão com bocas de caranguejo

Nunca tinha experimentado fazer bocas de caranguejo, aliás nunca tinha comido. Mas a verdade é que são deliciosas. Adicionei uns camarões selvagens da Frip às bocas de caranguejo também da Frip e... que belo repasto. Para não ser tipo "arroz de marisco" (nada contra), optei por adicionar ao arroz curcuma bio em pó da Alegre-me. Para preparar este delicioso prato usei o tacho de barro da Feira da Louça e ficou lindo.

Decidi juntar a este prato curcuma BIO da Alegre-me. Tem umas cores vibrantes e cheias de sabor. Gosto muito de usar curcuma em grande prato dos pratos que confeciono, não só pelo seu sabor como também pelas suas propriedades terapêuticas. Tem um poder anti-inflamatório e antibacteriano, entre muitos outros benefícios que irei indicando em futuros posts.




Ingredientes:

  • 1 Embalagem de bocas de sapateira (Frip)
  • Camarões selvagens q.b. (Frip)
  • 1 Cebola
  • 2 Dentes de alho
  • Curcuma em pó BIO (Alegre-me)
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta q.b. (Obô Vanilla)
  • Azeite extra virgem (Transmontanos)
  • Arroz agulha q.b. (Bom Sucesso)
Preparação:
- Leve ao lume um tacho com água e sal. Quando ferver junte as bocas de sapateira. Tape e deixe cozinhar. Quando estiverem quase cozidas junte os camarões. Desligue quando os camarões estiverem cozidos.
- De seguida, retire as bocas de sapateira e os camarões. Reserve a água da cozedura. 
- Com um martelo bata nas bocas de sapateira. Retire o miolo e desfie-o. Reserve o miolo e reserve algumas para decoração.
- Descasque o camarão, reserve o miolo e reserve também alguns para decoração.
- No copo da varinha mágica coloque as cabeças e as cascas do camarão. Junte um pouco da água da cozedura das bocas de sapateira e do camarão. Triture bem. Coe o restante caldo e reserve.
- Num tacho coloque uma cebola picada e os dentes de alho picado. Adicione um fio de azeite e deixe dourar. Nessa altura junte uma colher (de sopa) de curcuma em pó e mexa bem. 
- Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Envolva bem na curcuma para que fique amarelinho.  Adicione parte do caldo proveniente das cabeças do camarão (coado) e se necessário mais um pouco do outro caldo, também coado.
- Quando o arroz estiver praticamente cozido, desligue o lume e deixe acabar de cozer tapado.
- Sirva de imediato (para não secar muito) e decore com as bocas de sapateira e os camarões reservados.















2 comentários: