quarta-feira, 20 de maio de 2020

Brás de farinheira e couve

Bacalhau à Brás, Bacalhau à Brás com alho francês, Bacalhau à Brás com camarão, Bacalhau à Brás fingido numa versão mais saudável.... etc. As opções são muitas e diversificadas. No outro dia ao ver um programa em que o Chef José Avillez participou vi esta receita e decidi colocá-la em prática. Fiz apenas duas pequenas alterações, ao juntar alhos à preparação e reduzir de 4 para 3 ovos a confecção desta iguaria e resultou numa refeição deliciosa. Ele deu várias sugestões para além desta da farinheira com a couve (a lembrar o cozido à portuguesa) e que devem ser igualmente saborosas. Brás de alheira com grelos e Brás de alheira com tomate, tudo combinações deliciosas.


Ingredientes:
  • 1 Farinheira (usei uma caseira)
  • Couve (usei couve branca)
  • Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
  • 4 Dentes de alho picados 
  • 3 Folhas de hortelã (opcional)
  • Batatas q.b.
  • 3 Ovos biológicos
  • Salsa fresca picada (Aromáticas Vivas)


Preparação:
- Lave bem a couve e corte cada folha em pedaços. A seguir coza a couve com a farinheira. Depois de cozida retire a pele à farinheira e deixe arrefecer. Escorra e reserve as folhas de couve. 
- Num tacho coloque um fio de azeite extra virgem e junte os dentes de alho picados. Quando estes estiverem douradinhos junte a couve e a farinheira entretanto esmagada com um garfo. Envolva bem. Se optar por usar hortelã, nesta fase junte duas folhinhas de hortelã fresca (eu não usei pois não tinha).
- Entretanto junte 2/3 da batata palha (feita com a mandolina Borner que tornou possível que este processo fosse feito em segundos). A batata palha fiz enquanto a couve e a farinheira cozia para ter tempo de a lavar e escorrer bem e fritar. Juntar apenas uma parte agora da batata palha e depois a outra permite dar mais corpo ao nosso prato. 
- A seguir bata 3 ovos, Junte um pouco de água ao ovo para controlarmos melhor a cozedura. Adicione os ovos (não na totalidade) e envolva bem.
- Depois junte a restante batata (guarde um pouco para decoração) e o resto do ovo.
- Pique salsa fresca e decore com uma folhinha de hortelã (opcional) e a salsa picada. 
- Polvilhe com a restante batata palha. Sirva de imediato.







1 comentário: