segunda-feira, 12 de julho de 2021

Broas de mel e erva-doce

Desde pequena que fui habituada a ter biscoitos secos em casa. A minha avó fazia tantos diferentes e como ninguém. São os meus preferidos. Por isso cá em casa os nossos potinhos têm de os ter sempre. Vou variando e às vezes faço algumas receitas dela. Esta que vos trago hoje não é da minha avó, mas a combinação de ingredientes é semelhante. Optei por fazer estas broas com farinha de espelta, pois dentro das que têm glúten é a mais "inocente". E com o raio da gastrite que o meu marido ganhou, faço sempre as coisas com ingredientes que sei que ele tolera melhor. Rendou 20 broinhas.



Ingredientes:

  • 250gr de farinha de espelta
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento
  • 50gr de mel (Transmontanos)
  • 1 Colher (de sopa) mal cheia de erva doce em pó
  • 1 Colher (de café) de canela em pó
  • 50 ml de azeite extra virgem (Transmontanos)
  • 50gr de açúcar amarelo
  • 1 Ovo
  • 20 amêndoas (Transmontanos)
Preparação:
- Aqueça o mel e o azeite num tachinho. Reserve.
- Coloque na batedeira o açúcar amarelo e o ovo. Bata até obter uma mistura cremosa. De seguida adicione a mistura do mel e do azeite. Volte a bater.
- Finalmente junte a farinha, o fermento, a canela e a erva-doce. Envolva até obter uma mistura pastosa.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro. Molde bolinhas e coloque no tabuleiro. Espalme ligeiramente cada broinha e coloque em cima de cada uma, uma amêndoa.
- Leve-as ao forno cerca de 12/15 minutos.
- Retire e deixe-as arrefecer (onde vão enrijecer mais um pouco).










Sem comentários:

Enviar um comentário