sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Pão de centeio e trigo integral com mix de sementes

Nada melhor que terminar a semana com um pão. Cá em casa gostamos muito de pão. Desde que seja pão! Há coisas que para mim não fazem sentido o pão ter. Como óleos e outras gorduras adicionadas, açúcar, melhorantes, espessantes, blá blá blá.... enfim eu gosto do verdadeiro pão. O pão da minha AVÓ (ÚNICO) o Alentejano, o de Rio Maior, o da Lagoinha, o de Mafra e pouco mais. Publicidade à parte a verdade é que é muito difícil ir ao supermercado e trazer pão. Raramente compro, com excepção de um pão de uma padaria de Lagos que é deliciosoooooooooooooooo! Além de ter um sabor excelente, vem fatiado com um corte fino, o que permite ter um crocante único nas torradas. Há supermercados que fatiam pão, mas poucos têm uma máquina que permita cortar em três espessuras diferentes, normalmente é sempre uma grossura incrível. Sei que há quem goste, mas se tiverem três espessuras, como se costuma dizer agrada-se a gregos e a troianos. Ufff que ela está bruta! Não, não estou, mas é por isso que cada vez mais faço pão em casa. Amassado à mão, na máquina do pão ou na bimby. É conforme apetece.
Acho que quase todas nós vamos guardando receitas disto ou daquilo que um dia havemos de fazer... temos milhares. E quando dou mim já guardei uma receita igual que por moda apareceu em muitos blogs. Esta receita que publico hoje não é da minha autoria, mas não atribuo créditos por não saber a quem pertence. A massa é difícil de trabalhar, é uma massa mole, demora umas horas valentes a levedar, mas vale a pena, porque o seu sabor é delicioso! Rendeu um pãozinho com cerca de 650gr.



Ingredientes para o pré-fermento (poolish):

  • 200gr de farinha de trigo integral
  • 200gr de água
  • 1/3 de uma saqueta de fermento seco (com 4gr)
Ingredientes pão:
  • 200gr de farinha de trigo
  • 100gr de farinha de centeio integral
  • 2/3 da saqueta de fermento seco (o que tinha sobrado)
  • 180gr de água
  • Sal q.b.
  • 40gr de mix de sementes (linhaça, sésamo, girasso, abóbora)

Preparação:
- Comece por preparar o pré-fermento. 
- Coloque a farinha integral, a água e fermento na Bimby. Programe 3 Min. / Vel. Espiga. Retire e coloque num recipiente tapado com película aderente e coberto com um pano. Eu guardei dentro do forno. Deixe ficar 4h.
- Ao fim deste tempo coloque na Bimby todos os ingredientes do pão e junte a massa referente ao pré-fermento. Programe 8 Minutos / Vel. Espiga.
- Retire a massa para um recipiente, volte a tapar e coloque novamente no forno a levedar mais 2 horas.
- Ao fim deste tempo retire do forno e pré-aqueça o mesmo a 220ºC. 
- Transfira a massa para um pirex (eu coloquei uma folha de papel vegetal e polvilhei com farinha), molde a massa a gosto e leve ao forno tapado com a tampa do pirex, cerca de 30 minutos a 200ºC.
- Ao fim dos 30 minutos, retire a tampa e deixe o pão mais 15 minutos a 180ºC ou até estar dourado a gosto. 
- Deixe arrefecer para cortar mais facilmente. Cá em casa foi impossível esperar e foi cortado quente, ou seja, ficou meio tosco e foi barrado com creme vegetal magro. Ups.... já foi, estava mesmo bom! 






1 comentário:

  1. Uau que rico pão!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar