sábado, 27 de setembro de 2014

Parceria Quinta do Mosteirô

É com enorme satisfação que partilho com todos os que me acompanham uma nova parceria entre o blog Prato Caseiro e a Quinta do Mosteirô.



Apresento-vos a Quinta:

"A Quinta de Mosteirô fica situada no nordeste de Portugal, rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, fazendo parte integrante da Região Demarcada do Douro (sub-região do Baixo Corgo), classificada pela UNESCO, em Dezembro de 2001, como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural.
Nesta região, banhada pelo Rio Douro, produzem-se vinhos há mais de 2000 anos, e é a origem de um dos vinhos mais famosos do mundo: o Vinho do Porto. A Região Demarcada do Douro é também mais antiga região demarcada e controlada do mundo a ser reconhecida. A sua criação iniciou-se durante o reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (futuro Marquês de Pombal), através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (por Lei de 1756).
As referências mais antigas à Quinta de Mosteirô datam do séc. XII (Fernandes, 1991-1993: vol. I, 80, Doc.74), porém o primeiro registo (conhecido) em que se referencia a produção de vinhos reporta a meados do séc XVI, na obra de Rui Fernandes “Descrição do Terreno ao redor de Lamego duas Léguas (1531-1532)”. De acordo com este documento, a Quinta de Mosteirô pertenceu e foi administrada pelos Monges de Cister de S. João de Tarouca. Os Monges Brancos (assim conhecidos em razão da cor do seu hábito) instalaram-se nos sítios mais férteis e aprazíveis do Douro, onde desenvolveram a cultura da vinha através da implementação dos seus métodos vitivinícolas, baseados num grande cuidado com a plantação das videiras e na escolha criteriosa das castas.
Segundo o mesmo documento, a qualidade do terreno e a elevada produção da Quinta de Mosteirô colocou-a entre as maiores quintas vinhateiras do Douro da época. Todo o vinho produzido na quinta era de elevada qualidade e como tal considerado na sua totalidade vinho de carregação. Os vinhos de carregação eram na sua grande maioria embarcados para exportação, alimentando um movimento constante que o tempo solidificou, e que se desenrolou ao longo dos séculos até aos nossos dias.
Em 1983 a Quinta de Mosteirô foi comprada pelo actual proprietário - José Arnaldo Coutinho. Mais tarde, em 1991, sob a direcção do seu filho Manuel Coutinho, as vinhas foram reconvertidas segundo as directrizes regionais e comunitárias para a produção de vinhos do Douro e Porto. As vinhas foram completamente replantadas com castas nobres da região em talhões (porções de terreno) separados e identificados que permitem fazer vinhos por casta. Esta plantação foi feita ao alto, isto é, plantando as videiras na direcção da inclinação do terreno, por várias razões, entre as quais:

• A mais fácil e correcta distribuição das castas;
• A optimização das densidades de plantação;
• Menor incidência de doenças da vinha;
• Uniformidade da maturação;

Das cerca de 180 castas recomendadas pelos organismos oficiais para a produção de Vinhos do Porto e DOC Douro, foram seleccionadas 22: Brancas - Códega do Larinho, Esgana Cão, Gouveio Verdelho, Gouveio Real, Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho e Fernão Pires: Tinto - Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Fêmea/Brasileira, Touriga Franca, Alvarelhão, Bastardo, Sousão, Tinta Francisca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Rufete e Tinta da Barca. Esta selecção permitiu que se recuperassem castas muito antigas perfeitamente adequadas ao terroir.
O cultivo da vinha é feito respeitando as características do solo de forma a promover uma agricultura sustentável. Para isso, adoptámos o Sistema de Produção Integrada – um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade utilizando os recursos naturais e os mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente. Através da adopção de métodos agrícolas sustentáveis, e aliado aos muitos outros cuidados com que cultivamos as nossas videiras, resulta a produção de uvas de elevada qualidade."

Mostro-vos aqui a lista de vinhos e alguns dos prémios já conquistados. Aqui ficam os meus parabéns:
 

Vinhos actualmente comercializados pela Quinta de Mosteirô

Branco

Pé Posto Branco 2011 Reserva
Pé Posto Branco 2012 Reserva
Pé Posto Branco 2013

Tinto

Tinto 1999 Touriga Nacional
Tinto 2000 Grande Escolha
Tinto 2000 Reserva
Tinto 2001 Touriga Franca
Tinto 2002 Tinta Roriz
Tinto 2004 Touriga Nacional Franca
Pé Posto Tinto 2009 Grande Reserva

Lista de Prémios:

 

Tinto


 
Medalhas de ouro
- Mundus Vini Alemanha 2013
- Mundus Vini Alemanha 2012
- Mundus Vini Alemanha 2009
- 4º Concurso Nacional Clube do Vinho 2003
- 3º Concurso Nacional Clube do Vinho 2002
-13º Concurso de Vinhos do Douro Casa do Douro 2002
- Wine Master Challenge França 1999
- Concurso Internacional de Vinho Cidade do Porto 1998

 
Medalhas de Prata:
- Concurso Mundial de Bruxelas 2006
- Concurso Mundial de Bruxelas 2002
- 3º Concurso Nacional dos Vinhos Clube do Vinho 2002
- 7º Concurso Internacional de Vinhos de Montanha – Itália 1998
- 8º Concurso de Vinhos do Douro - Casa do Douro 1998

 
Medalhas de Bronze:
- VI World Wine Contest Wine Masters Challenge 2004
- 3º Concurso O Melhor Vinho na Produção Casa do Douro 1997
- 2º Concurso O Melhor Vinho na Produção Casa do Douro 1996

 
Medalhas Commended
- The International Wine and Spirits Competition Inglaterra 2003
- The International Wine and Spirits Competion Inglaterra 2001
 

Branco

 
Medalha de Ouro
10º Concurso de Vinhos do Douro Casa do Douro 1999

 
Medalha de Prata
-12º Concurso de Vinhos do Douro - Casa do Douro 2001
- 8º Concurso Internacional de Vinhos de Montanha -Itália 1999
- 7º Concurso Internacional de Vinhos de Montanha – Itália 1998
- 4º Concurso O melhor Vinho na Produção - Casa do Douro 1998
- 9º Concurso de Vinhos do Douro - Casa do Douro 1998
- 3º Concurso O Melhor Vinho na Produção Casa do Douro 1997

Assim sendo, resta-me agradecer toda a atenção, disponibilidade e os produtos enviados pela Quinta do Mosteirô.

Sem comentários:

Enviar um comentário