Ingredientes:
- 400gr de água
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
- 400gr de batata doce cozida (peso em cozido)
- 11 gr de fermento seco
- 740gr de farinha de espelta
Preparação:
- Coza a batata com a casca. Depois de cozida retire a pele.
- Na batedeira coloque a água morna à qual dissolveu o fermento e juntou o sal. Junte a batata doce já arrefecida e esmagada com um garfo (bem esmagada, tipo puré) e o dente de alho ralado. Misture com o gancho. A seguir, pare e junte a farinha. Bata uns minutos até a massa ficar com bom aspeto (4/5 minutos) na velocidade 2 (na minha batedeira).
- Deixe levedar num local morno cerca de 1h30m horas (ao fim de 40 minutos já estava pronta, mas gosto que fique a levedar um pouco mais).
- Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha e molde as bolinhas. Tape-as e deixe ficar mais 15 minutos.
- Coloque uma frigideira ao lume e junte as bolas que puder quando a frigideira estiver quente. Deixe cozinhar até começar a ganhar cor. Vire e deixe cozinhar até estarem prontas. Repita o processo até terminarem as bolinhas. Rendeu 14 bolinhas.
Nota: A rentabilidade pode ser maior ou menos consoante o tamanho das bolas. As minhas depois de prontas e cozidas pesam cerca de 100/110gr.
Nota: Eu fiz esta receita mas por duas vezes na batedeira pois era muita quantidade para a batedeira. Mas juntei as duas massas e deixei a levedar tudo junto.
Sem comentários:
Enviar um comentário