No outro diz publiquei um peito de peru assado e que deu para duas vezes, mas ainda sobrou. Sinceramente não me importo de comer os famosos restos, ou se preferirem a versão chique "redon" 😁😁😁😁 Mas para não ser igual o melhor é transformar o que temos e ficamos com uma refeição diferente. E foi o que fiz. Podiam ter sido croquetes, simplesmente carne desfiada, uma quiche.... mas desta vez saíram umas empadas muito boas, com massa bem fininha.
Ingredientes massa:
- 200gr de farinha de espelta
- 1 Fio de azeite (Transmontanos)
- 1 c. (sopa) rasa ed banha de porco preto
- 1 Ovo
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
Preparação Recheio:
- Carne de peru desfiada q.b.
- 2 Dentes de alho
- 1/2 alho francês
- 1 Talo de aipo
- 1 Cenoura
- Salsa fresca picada q.b.
- Farinha de espelta q.b.
- 1 Gema
Preparação:
- Prepare a massa. Coloque os ingredientes todos no processador e misture até obter uma massa areada. Se necessário adicione umas gotas de água e volte a processar.
- Retire, forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e reserve no frio até usar (mínimo 30 minutos).
- Entretanto numa frigideira coloque um fio de azeite, os dentes de alho picados, o aipo picado, meia cenoura cortada em cubos muito pequeninos e meia cenoura ralada. Junte também o alho francês às rodelas. Deixe refogar lentamente, até estar tudo tenrinho. De seguida adicione a carne de peru desfiada, a salsa picada e envolva e depois adicione com a ponta dos dedos uns "pozinhos" de farinha de espelta. Mexa bem para ficar bem misturado e envovido. Reserve.
- Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa com a ajuda do rolo da massa. Cá em casa gostamos dela bem fininha.
- Unte previamente as formas e depois forre as mesmas com a massa. Recheie a gosto. Eu gosto delas bem cheinhas. Por fim cubra-as com uma de massa, pressionando nas pontas para fecharem bem. Pincele-as com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido cerca de 20 minutos ou até estarem douradinas. Sirva-as quentinhas.
Eu gosto de as acompanhar com uma sopa ou com uma salada.
Esta receita dá para cerca de 8 empadas. Se fizer muitas ou se sobrarem pode-as congelar já prontas. Quando as quiser comer pode descongelar e comer (eu costumo aquecer uma frigideira muito lentamente)
Se tiver um pouco do molho de assar a carne pode juntar também um pouco ao preparado (pouquinho)
Sem comentários:
Enviar um comentário