segunda-feira, 8 de abril de 2024

Bolo do caco

A receita de hoje são os famosos bolos do caco. Há quem defenda que levam batata doce e quem defenda que não levam. Os meus levam e tornam estes pãezinhos muitos leves e fofos. São deliciosos. Seja com um hambúrguer no pão, seja barrados com abacate e cobertos com carne assada desfiada, seja de que maneira for. Cá em casa são irresistíveis. Até quando vamos de viagem para algum lado, lá vamos com a marmita atrás e a escolha recai quase sempre nestes bolos do caco. Às vezes junto um dente de alho ralado. O pano é um dos vários panos que tenho e que eram da minha avó, onde também ela colocava os pães maravilhosos que fazia. 




 Ingredientes:

  • 200gr de água
  • Sal q.b.
  • 300gr de batata doce cozida (peso em cozido)
  • 7 gr de fermento seco
  • 370gr de farinha de espelta

Preparação:
- Coza a batata com a casca. Depois de cozida retire a pele.
- Na batedeira coloque a água morna à qual dissolveu o fermento e juntou o sal. Junte a batata doce já arrefecida e esmagada com um garfo (bem esmagada, tipo puré) e o dente de alho ralado. Misture com o gancho. A seguir, pare e junte a farinha. Bata uns minutos até a massa ficar com bom aspeto (4/5 minutos) na velocidade 2 (na minha batedeira).
- Deixe levedar num local morno cerca de 2 horas (ao fim de 40 minutos já estava pronta, mas gosto que fique a levedar um pouco mais).
- Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha e molde as 12 bolinhas. Espalme-as ligeiramente.
- Coloque uma frigideira ao lume e junte as bolas que puder quando a frigideira estiver quente. Deixe cozinhar cerca de 4 minutos ou até começar a ganhar cor. Vire e deixe cozinhar mais 4 minutos. repita o processo até estarem as 12 bolinhas.








1 comentário:

  1. Gosto tanto do bolo de caco com manteiga de alho ou com um hambúrguer.
    Que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/04/ovos-de-tomatada-com-arepas.html

    ResponderEliminar