segunda-feira, 29 de abril de 2024

Meia sericaia meia tarte de leite-creme

Originalmente a ideia é a de uma Sericaia, mas estamos na terra, na aldeia a passar uns dias fantásticos de muita paz e sossego, um verdadeiro retiro. Como não tínhamos a forma de barro, optámos por fazer numa forma de fundo amovível e daí lhe chamar meia sericaia meia tarte de leite-creme. Passou a ser tarte porque também tem a massa. Ficou um verdadeiro petisco.


Ingredientes:

  • 500ml de leite
  • 1 Pau de canela
  • Casca de limão
  • 200ml de açúcar
  • 6 Ovos
  • 150gr de farinha + 1 Colher (cheia) de farinha
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b


Preparação:

- Unte a forma com azeite. Forre a mesma com papel vegetal e depois unte novamente com azeite e polvilhe com farinha. Sacuda o excesso e reserve.

- Coloque num tacho aproximadamente cerca de 400ml de leite com um pau de canela e casca de 1/2 limão.

- Numa taça à parte coloque 150gr de açúcar mais uma colher (cheia) de farinha. Mexa e depois adicione os restantes 100ml de leite. Junte 5 gemas. Misture bem. 

- Noutra taça coloque as 5 claras. Reserve.

- Leve ao lume o leite e adicione mais 50gr de açúcar. Quando estiver quentes adicione o preparado das gemas. Mexa até engrossar.  Quando estiver com a textura pretendida retire e deixe arrefecer um pouco.

-Entretanto prepare a massa. Coloque numa taça 150gr de farinha, 1 ovo e um fio de azeite. Amasse até obter uma massa maleável. Se necessário junte umas gotinhas de água. Estique a massa e forre a tarteira. 

- Na taça onde estão as claras, adicione uma pitada de sal e bata as mesmas em castelo (estas foram à moda antiga, batidas à mão e sem batedeira, que bem que soube e que bem que faz aos bracinhos).

- Adicione as claras ao creme e envolva cuidadosamente. Transfira o preparado para a tarteira (depois de retirar o excesso de massa) e bata a tarteira para espalhar uniformemente o recheio. Polvilhe a gosto com canela em pó e leve ao forno pré-aquecido (não sei a quantos graus, que aqui na terra o forno ainda é dos antigos) durante 30 minutos.

- Retire da tarteira e sirva.







1 comentário:

  1. Hummm, fiquei curiosa.
    Que deliciosa partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/05/bifes-de-cebolada.html

    ResponderEliminar