segunda-feira, 1 de março de 2021

Sumo de couve, maçã, batata-doce e gengibre e uma aprendizagem

 Após alguns meses de intolerâncias cá em casa e dores de barriga / moinhas, algum desconforto, sensação de queimação na barriga, sensação de enfartamento depois de comer e depois de uma endoscopia e uma colonoscopia chegou o veredito. O meu marido teve Bactéria H. Pylori e como consequência Gastrite Crónica Ligeira. Já fez o tratamento para a erradicação da bactéria, mas o resultado da mesma só no início de abril e depois de fazer o teste da respiração. Esperemos mesmo que a mesma tenha ido embora. 

Os sintomas continuam e a nível psicológico estar constante com sintomas é muito chato e desmotivante. Dia após dia, hora após hora... O tratamento para a erradicação da bactéria é forte e sabemos de pessoas que não conseguem acabar o tratamento... São 140 comprimidos em 10 dias e muitos efeitos secundários. Não é fácil.

Por isso e como tudo na vida há que Aprender, Desaprender e Reaprender. Digo isto porque estamos a aprender uma nova forma de nos alimentarmos e de equilibrar o PH que com isto tudo ficou bem desequilibrado, está ácido. E equilibrar não é nada fácil nem de um dia para o outro. 

Dizem que não há alimentos proibidos, mas descobrir o que é melhor para ele quando cá em casa se comia de tudo, e no geral sempre levámos uma alimentação saudável não é fácil.

Recomenda-se menos glúten, menos lactose, menos açúcar (nem um bolo por semana fazíamos), menos processados (coisa esporádica cá em casa) não é fácil. Eu sempre gostei de experimentar novas receitas, novos ingredientes, mas o meu marido há coisas que não gosta e eu fazia para mim. Pelo menos trocou o pão branco pelo integral, bem sei que tem glúten, mas o caminhada tem de se fazer gradualmente e não de uma vez só. O café também não é recomendável, por ser algo extremamente ácido para o organismo, mas ele também não gosta (só eu). Recomenda-se também a ingestão principalmente de cozidos, grelhados ou assados. É importante também não estar mais de 3h sem comer, por isso agora é pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite como lhe chamo cá em casa (a ceia). Além disso é recomendado descanso e pouco ou nenhum stress, um dos piores inimigos do estomago.

Acabámos por falar com algumas pessoas e conhecer certos testemunhos. Muitos dizem que comem tudo, outros que são menos tolerantes à pimenta, à laranja, aos refogados e outros não são intolerantes a nada. 

Acredito e penso que depois de equilibrar o PH do organismo que os sintomas da gastrite desaparecem e podem ocorrer com alguma crise, mas nada de especial. Espero! Até lá ainda temos um caminho para percorrer.

Para minimizar os sintomas temos recorrido a algumas mezinhas caseiras, como o chá de espinheira santa (3x dia 30 minutos antes do pequeno almoço, antes do almoço e antes do jantar). Já experimentámos também sumo de batata doce e mais recentemente faço-lhe este sumo que hoje partilho aqui.



Ingredientes:

  • 1 rodela de batata-doce
  • 1 folha de couve 
  • 1 tira pequena de gengibre fresco (cerca de 2mm/3mm)
  • 1/4 de uma maçã
  • 1 Copo de água (uso alcalina ou filtrada)
- Preparação:
- Lave bem a folha da couve (tanto uso couve coração como lombarda ou outra). Corte-a em pedaços. Lave bem e descasque a rodela de batata doce, o quarto de maçã. Coloque tudo no liquidificador e junto o pedaço de gengibre descascado. Junte a água e triture tudo. Coe e sirva de seguida.
- Beba de imediato.






2 comentários:

  1. Sumo de couve? Nunca tinha ouvido falar. Sumo de batata doce tamão não. A vida é, sem dúvida, feita de uma constante aprendizagem. Desejos de rápidas melhoras para o seu esposo. Acredito que, como seu carinho, a sua vida (do marido) será muito mais fácil e aprazível.
    .
    Abraço - e um dia feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. To passando por tudo isso, refluxo, garganta parece que tem alguma coisa enganchada, bolo na garganta, sensação de pigarro já tomei todos os terminados com zol, agora estou tomando pela manhã dexlant em jejum e antes das refeições do dom peridona e não to tendo melhora, não sei mais a quem recorrer

    ResponderEliminar