sexta-feira, 19 de março de 2021

Pão de espelta e espelta integral

Depois deste pão, resolvi fazer o mesmo mas com farinha de espelta. A farinha de espelta possui um elevado poder alimentício e é dos grãos mais tolerados pelo nosso corpo. A espelta é boa e fácil de digerir. Esta semente é uma variedade do trigo e foi a fonte de alimentação durante milhares de anos de muitas populações. No entanto acabou por cair quase em desuso. No entanto e graças à sua relação com a saúde, a espelta está novamente a ser recuperada. É o trigo mais bem tolerado pelo nosso organismo. Tem ainda mais proteínas que o trigo comum. A espelta é ainda composta  por hidratos de carbono maioritariamente complexos e bastante fibra, daí que apresente um índice glicémico baixo. É baixa em gorduras (e na sua maioria monoinsaturadas). Além disto contém também vitaminas do grupo B e E, diversos minerais como o magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, selénio, potássio e compostos fitoquímicos, o que fazem da espelta um cereal muito recomendado.

- Fazendo parte de uma dieta saudável, a sua ingestão regular traz alguns benefícios para a nossa saúde. Como por exemplo, previne problemas cardiovasculares e colesterol, melhora o funcionamento do intestino delgado, fortalece o sistema imunitário, ajuda na regulação da coagulação sanguínea, previne a asma infantil. 

- É mais pobre em glúten que o trigo normal, no entanto e uma vez que contém glúten continua a ser um proibido para os celíacos. 

- Por isso como o meu marido tem gastrite ainda não simpatiza muito com o pão sem glúten (por enquanto) agora para ele a escolha vai recair neste pão que ficou delicioso.

- A espelta cresce menos que o trigo porque contém mais humidade e como referi anteriormente tem também menos glúten. Pode ser usada em pães, massas, pizzas, empadas, crepes, bolachas e biscoitos e com resultados igualmente deliciosos. 



Ingredientes:

  • 550gr água
  • 520g Farinha Espelta branca, mais q.b para polvilhar  
  • 200gr de farinha de espelta integral  
  • 20gr de fermento de padeiro fresco ou uma saqueta de 11gr de fermipan
  • 10gr de sal marinho
  • 20gr de fécula de batata (opcional, não é obrigatório )

Preparação:
- Comece por colocar no copo da Bimby a água e as farinhas. Misture 20Seg/Vel6.
- Deixe a farinha hidratar cerca de 40Min dentro da Bimby.
- Após este tempo abra o copo e junte o fermento, a fécula de batata e o sal. Amasse 6Min./Vel.Espiga.
- Retire do copo e coloque a massa num recipiente e deixar levedar cerca de 2 horas ou até que dobre de volume.
Depois de levedar, polvilhe a bancada com farinha, dar a forma e dobrar 1/3 da massa sobre si própria e entalar por baixo.
- Pré-aqueça o forno a 250ºC.
- Coloque o pão, num tabuleiro polvilhado com bastante farinha. Pode fazer um corte a meio superficial para dar uns efeitos (os meus foram feitos com uma tesoura)
- Coloque uma taça de barro ao fundo do forno com água, para ter uma crosta mais estaladiça no pão.
- Baixe a temperatura do forno para os 200ºC e coloque o pão no forno e deixe cozinhar cerca de 35 minutos (veja consoante o gosto e o forno). 
- Rendeu um pão com cerca de 1,2Kg.






1 comentário: