quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Pão caseiro do Jamie Oliver (Home Bread)

 Adoro o cheiro do pão em casa acabado de comer. Mas nem sempre temos tempo de o fazer. E mesmo em tempo de confinamento o meu tempo é muito limitado pois a minha atividade "obriga-me" a muitas horas de trabalho por dia, todos os dias. Mas sempre que posso lá faço pãozinho.

No outro dia estava a ver o Jamie Oliver a fazer o seu Home Bread, e decidi experimentá-lo. Ao contrário do "normal " que temos que meter as mãos na massa, aqui colocamos o garfo e só no fim as mãos. O resultado é um pão fofo e bem delicioso. Neste programa ele fez o dobro da minha receita pois fez um pão normal e um com recheio salgado. Eu fiz apenas um pois tinha 1/2 Kg de farinha de trigo biológica e não ia misturar com outra.




Ingredientes:

  • 1/2 Kg de farinha de trigo biológica
  • 1 Saqueta de fermento seco 4,6gr
  • 320ml de água morna
  • Sal q.b.

Preparação:
- Coloque a água morna numa taça larga. Junte a saqueta do fermento. 
- Mexa com um garfo cerca de 2 minutos até as bolhas se começarem a formar.
- Junte a farinha (deixe um pouco de lado para ir polvilhando)
- Continuar a misturar com um garfo e juntar uma pitada de sal. Mexer sempre com a ajuda do garfo e quando tiver o "aspeto de massa" coloque então as mãos na massa ainda na taça. Dê uns murros, amasse bem. Retire da taça, polvilhe com farinha e continue a amassar mais uns minutos. 
- Depois de bem amassada, forme uma bola e coloque numa taça. tapada com um pano durante 1h/1h30m, até duplicar de tamanho. 
- Após este tempo "dar um murro" na massa e amassar mais um pouco.
- Polvilhe um tabuleiro forrado com papel vegetal com farinha e deixe-o levedar mais 30 minutos a 1 hora.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até estar a gosto. 
- Bon apetit!




3 comentários:

  1. É tão bom o cheirinho do pão acado de fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há muito que não faço pão isto porque o meu marido trabalha numa padaria e tenho sempre pão .
    Esse parece-me bem delicioso.

    ResponderEliminar