quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Pão sem glúten com sementes de sésamo e linhaça

Andava com vontade de experimentar um pão assim... sem gluten. Não sou intolerante, mas gosto muito de experimentar e variar. Às vezes costumo misturar farinhas, mas seguir uma receita ou adaptá-la de maneira proporcional ainda não o tinha feito. A receita é Tâmara Castelo e sou sincera. A massa é péssima para se trabalhar. Sei que estas farinhas sem glúten não têm a elasticidade das outras e daí a necessidade de usar o psyllium husk (mais um motivo para ainda não ter experimentado o pão - não tinha). Não sei se fiz bem, se fiz mal... ou se a massa é mesmo assim. Mas a verdade é que o resultado final é muito bom e sem dúvida para voltar a fazer. Este foi feito amassado na máquina de fazer pão (estava com tão pouco tempo para amassar) e cozido no forno. Mas já o repeti por mais duas vezes feito integralmente na máquina de fazer pão. Ainda ficou melhor (amassei e cozi lá na opção pão sem gluten). As alterações que fiz foi nas proporções e não adicionei um pouco de açúcar de coco conforme receita original. Mas como já disse e repito, Ficou um pão excelente. Para este pão não tinha farinha de arroz em casa e por isso fiz a farinha na bimby. E voilá. Situação resolvida.



Ingredientes

  • 265gr de farinha de arroz
  • 175gr de polvilho doce
  • 45gr de farinha de aveia
  • 1 Colher (de sopa) de linhaça moída
  • Flor de sal q.b.
  • 450ml de água morna
  • 1 Saqueta de fermento seco de padeiro (sem glúten)
  • 1 Colher (de sopa) cheia de psyllium husk
  • 2 Colheres (de sopa) de azeite virgem extra
  • Sementes a gosto q.b.

Preparação:
- Coloque na cuba da MFP a farinha de arroz, o polvilho doce, a farinha de aveia, a linhaça moída, a flor de sal, o fermento seco, o psyllium husk. Junte a água morna, o azeite e as sementes a gosto. 
Eu juntei sementes de sésamo e sementes de linhaça. Escolha o programa amassar.
- Depois de amassado retire a massa, tente moldá-la e amassá-la, transfira-a para uma taça, tape e deixe levedar em local morno. Deixe até duplicar de volume. 
- Transfira a massa para a forma da Metalúrgica. Salpique a massa com mais sementes a gosto. Usei novamente sésamo e linhaça.
- Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 45/50 minutos.
- Ainda tive que cortar o pão quente (normalmente esfarelam sempre) mas com a faca da Nicul o pão fatiado ficou perfeito. Comi uma fatia bem quentinha barrada com abacate e polvilhada com sementes a gosto. 











2 comentários: