quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Bacalhau à Brás (versão + saudável) com alho francês e cenoura

 Gosto muito de bacalhau e de todos os pratos que levem bacalhau. E o Bacalhau à Brás não é exceção. Mas com as restrições alimentares actuais cá em casa, devido a algumas intolerâncias, por vezes temos que adaptar alguns pratos. Hoje decidi fazer uma versão mais saudável deste delicioso prato. Para ajudar na preparação do prato contei com a ajuda da mandolina da Borner e do descascador multifunções da Borner conforme mostro em baixa e tornou a preparação deste prato muito rápida.  

 


 Ingredientes:

  • 1 Posta grande de bacalhau demolhada
  • Batatas q.b.
  • 1 Cebola
  • 1 Alho francês
  • 1 Cenoura
  • 2 Ovos biológicos
  • Salsa q.b.
  • Azeite extra virgem (Azeites do Cobral)
Preparação:
- Lave e descasque as batatas, a cebola e o alho francês. 
- Com a mandolina Borner fiz os palitos para a batata palha. A seguir coloquei o adaptador para rodelas e fiz rodelas finas de alho francês e de cebola. Com o descascador multifunções e depois de lavada retirei a casca da cenoura e depois fiz lascas com a cenoura. 
- Coza o bacalhau em água fervente. Depois de cozido, escorra e lasque-o.
- Coloque as batatas na cuba da Actifry com uma colher de óleo e deixe fritar. Eu coloquei cerca de 20/25 minutos (se quiserem fazer muitas fritem em duas vezes para que não se sobreponham e fiquem "cozidas".
- Coloque num tacho a cebola e o alho francês às rodelas. Regue com um fio de azeite extra virgem. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe refogar lentamente. 
- A seguir junte parte das batatas e envolva no refogado (deixei algumas de lado para se comer à parte). Mexa bem. A seguir junte o bacalhau e volte a mexer. Polvilhe com salsa fresca picada e mexa de novo.
- Entretanto bata os ovos e junte-os aos preparado. Mexa energicamente com o auxílio de um garfo de madeira. Na altura de servir polvilhe com mais salsa fresca picada. 
- Sirva de imediato acompanhado de uma salada mista.















1 comentário: