sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Filhós de forma polvilhadas com açúcar e canela... e regadas com um fio de mel (para os mais gulosos)

O Natal anda mesmo no ar... e os dias andam a passar tão depressa. Sou completamente apaixonada por esta época. As luzes, as cores, as decorações, os cheiros, para mim era Natal o ano inteiro...

E cá em casa o Natal também anda no ar... a compra dos presentes, embrulhar alguns... fazer presentes, os bombons, as bolachinhas, os doces e as compotas, os bolos... enfim uma série de coisas que me dão muito prazer.

A sugestão que trago hoje são as típicas filhós de forma, passadas depois por açúcar e canela... e para os mais gulosos como eu... regadas com um fio de mel.




Ingredientes:
  • 250gr de leite
  • 6 Ovos
  • 40gr de aguardente
  • Raspa de 1 limão
  • 250gr de farinha (tipo 55)
  • 1 Colher (de chá) de canela em pó
  • Sal fino q.b.
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela em pó q.b. para envolver
  • Mel (Opcional)
Preparação:
- Coloque no copo o leite, os ovos, a aguardente e a raspa do limão. Bata 5 Seg. / Vel. 4.
- A seguir adicione a farinha, a canela e o sal. Envolva 10 Seg. / Vel. 3,5. Deixe descansar cerca de 30 minutos.
- Em óleo bem quente mergulhe a forma para filhós e deixe aquecer bem.
- Retire , escorra um pouco o óleo e introduza a forma na massa, tendo o cuidado de não cobrir a parte superior da forma com massa.
- Coloque no óleo, use um garfo para ajudar a soltar a massa caso seja necessário e deixe aloirar.
- Retire, coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo e de seguida envolva em açúcar e canela.
- Opcionalmente, pode adicionar um fio de mel depois de arrefecerem  um pouco.

22 comentários:

  1. Essas filhós ficaram fantásticas,...adoro o formato!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. São as minhas filhos preferidas! Para além de serem lindas, são deliciosas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro fritos de Natal :) De forma nunca fiz, sempre achei que seria mais dificil! Estão lindaaaas :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro! Faz-me lembrar os tempos de infância! Cá nos Açores não temos o hábito de fazer filhós no Natal, é no Carnaval (as tradicionais malaçadas), mas estas de forma a minha mãe fazia no Natal! Chamava-lhes flores do egipto! O meu marido não conhecia e a primeira vez que fiz ele ficou fã! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindas e bastante apetecíveis. Parabéns!!

    Bjinhos e bom fim-de-semana!
    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Amo, amo...mil vezes amo!!!
    Essa receita foi passada de geração em geração na minha família!! Mas fazemos sempre a versão frita, assim não conhecia!! Obrigada pela sugestão!!!
    Beijos mil e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz filhós, nem destas, nem das tradicionais, pois a minha mãe é que faz sempre esses doces mais tradicionais, mas amei e acho que, embora nunca tenha provado este tipo, o iria preferir ás outras.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Quedan muy bonitas y crujientes, para mi espolvoreados con azúcar y canela.
    Besos.

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca fiz filhós, mas me animei com os seus. Ficaram lindos!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  10. Guau, que bonitos y ricos son esos dulces. Me encantan.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Te han quedado preciosas y perfectas, por aqui se les llama flores, y doy fe lo ricas que son. Mil besicos cielo

      Eliminar
  12. Me gustan muchísimo, aquí las hacemos en carnaval y las llamamos flores, están deliciosas.

    Besines

    ResponderEliminar
  13. Te han quedado muy bonita, y ricas, me gustan, besos

    ResponderEliminar
  14. que buena pinta y que bonitas te han salido, se ven toda una delicia. besitos

    ResponderEliminar
  15. Qual o tamanho dos ovos? Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  16. Que bonitas ¡¡¡ y seguro que riquísimas, se ven estupendas.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  17. É um doce que nunca fiz! Estranho, eu sei, mas nunca calhou :P Essas estão particularmente lindas! A textura parece fantástica e o sabor ainda mais :)

    ResponderEliminar
  18. Onde se compram essas formas para filhós?

    ResponderEliminar