Este foi o meu bolo de aniversário dos meus 47 anos que fiz no passado dia 30 de maio. Fofinho, sem glúten e sem lactose e a cima de tudo muito saboroso. Não sobrou quase nada para contar histórias. Este ano foi feriado, Corpo de Deus, um dia especial, muito quente e foi passado em Lagos em boa companhia. Um dia com muitas e positivas surpresas. O bolo preparei-o de véspera, assim como umas deliciosas farófias, mas a cobertura do bolo foi preparada apenas no dia. Se tiver tempo pode fazer o bolo no próprio dia, mas este bolo é tão fofo que ser feito de véspera não compromete a sua textura fofa.
Ingredientes bolo:
- 8 Ovos
- 250gr de fécula de batata
- 2 C. (de chá) de fermento em pó
- 200gr de açúcar
- Raspa de 1 limão biológico (opcional)
Ingredientes doce de ovos:
- Água q.b. (cerca de 1cm / 1,5cm num tacho com cerca de 20cm de diâmetro)
- 150gr de açúcar + 50gr de açúcar
- 6 Gemas
Preparação bolo:
- Comece por untar a forma com manteiga e farinha. Sacudo o excesso. Corte uma folha de papel vegetal (apenas o círculo que tape o fundo da forma) e coloque-a por cima da forma untada. Unte agora a forma de papel vegetal. Manteiga e farinha e volte a sacudir o excesso. Os bolos nunca agarram à forma com este truque.
- Na taça da batedeira coloque as 8 claras. Bata em castelo.
- Entretanto noutra taça coloque a fécula de batata e o fermento. Misture com uma vara de arames. Reserve.
- Quando as claras estiverem quase batidas em castelo, adicione o açúcar e deixe bater novamente. Entretanto adicione as gemas uma a uma e deixe bater até obter um creme bem fofo.
- Junte agora a este creme a raspa de um limão (previamente lavado e só a parte amarela). Peneire agora a taça dos secos reservados para a mistura das claras e das gemas. Misture, envolvendo bem, mas sem bater. (apenas para envolver).
- Bata a com a forma na bancada (para alisar a massa e para que fique mais uniforme e com menos bolhas de ar).
- Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 25 minutos ou até estar cozido (faça o teste do palito)
- Quando estiver cozido retire e reserve.
- Entretanto e para aproveitar o forno quente, coloque num tabuleiro 200gr de amêndoa laminada e deixe-a tostar um pouco. Mexa de vez em quando para garantir que fica toda torrada. Retire e reserve.
Preparação do doce de ovos (fiz no próprio dia):
- Coloque a água e o açúcar no tacho. Leve ao lume até ferver e até fazer o ponto de pérola.
- Numa tigela mexa, com a ajuda de um garfo, as gemas com as restantes 50gr de açúcar. Reserve.
- Quando a água atingir o ponto pérola retire e deixe arrefecer um pouco.
- Junte um pouco da água com o açúcar às gemas (cerca de 4 colheres de sopa) e misture bem (para temperar as gemas e evitar que elas "cozam").
- De seguida, junte este preparado ao tacho.
- Mexa, sem parar de mexer, até obter a consistência desejada.
- Depois de pronto, deixe arrefecer e reserve.
Montagem do bolo:
- Corte o bolo ao meio e recheie o mesmo. No meu caso aproveitei o que sobrou do creme das farófias para o interior, mas poderia ser recheado e coberto com o doce de ovos.
- Depois de recheado coloque a parte de cima do bolo e cubra com o doce de ovos. Finalmente polvilhe com a amêndoa laminada. Está pronto. Faltam as velas apenas.
Nota: Nunca se esqueça, nos bolos use apenas a resistência de baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário