segunda-feira, 12 de junho de 2023

Broa da minha mãe (Pão)

 Esta broa é qualquer coisa do outro mundo. Feita a olho, como ela diz, não tem receita. Mas tem, pus-me ao lado dela e toca a registar as quantidades, mais ou menos, depois há sempre alguns acertos. Uma broa húmida, mas muito deliciosa e que fica linda numa mesa.



Ingredientes:

  • 360gr de farinha de milho
  • 370gr de farinha de espelta
  • 280gr de farinha de centeio
  • 1 Cubo de fermento fresco
  • Água q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:

- Comece por diluir o fermento numa taça com água morna e sal.

- Coloque agora numa taça larga e funda a farinha de milho e por cima um púcaro de água a ferver. Mexa sempre com uma colher de pau, sem parar, para cozer a farinha. Se necessário juntar mais água fervente.

- Encher novamente o púcaro com água morna.

- Adicione agora a farinha de espelta e a farinha de centeio, a água morna reservada com o fermento e o sal e comece a amassar com as mãos. Vá adicionando a água do púcaro aos poucos, à medida que vai sendo necessário. Não cheguei a juntar metade. Continue sempre a amassar com as mãos.

- Esta é uma massa pegajosa. Se necessário juntar mais água ou mais farinha.

- Amasse energicamente cerca de 10 minutos.

- Faça uma "bola", polvilhe agora com uns pozinhos de farinha, tape com um pano e deixe levedar. Cá em casa antes de tapar, faço uma cruz com as mãos na massa e digo sempre "Deus te acrescente que é para muita gente.

- Ao fim de 1h15m a massa estava bem leveda e pronta.

- Coloque farinha noutro recipiente grande para tender a massa. Transfira a massa para aí e faça-a rodar no ar com a ajuda da força de braços.

- Leve ao forno pré-aquecido em cima de uma folha de papel vegetal, cerca de 1h20m a cerca de 200ºC.

- É uma broa húmida e deliciosa.










1 comentário: