segunda-feira, 19 de junho de 2023

Bacalhau assado com batatas salteadas e grelos salteados

Parte do meu ano é passado em Lagos, um local onde cheira sempre a férias e as pessoas andam mais bem dispostas e descontraídas. Seja a fazer umas boas caminhadas no calçadão ou na praia, seja deitada na praia ou a apanhar conquilha é sempre bom. Um dos locais onde marco presença é à tarde de 4ª feira e na manhã de sábado no mercado dos agricultores, onde grande parte deles têm certificação biológica. É lá que compro uma série de alimentos bons como abacates, laranjas, limões, as curgetes, os pepinos, os espinafres, os melhores morangos "do mundo e arredores" entre outros artigos. Nem todos compensam em termos de €€ mas ainda assim também se fazem boas compras. Os produtos são muitos bons. As batatas olho de perdiz e os grelos que usei nesta receita foram comprados lá e são maravilhosos. Acima de tudo produtos com sabor e a saber ao que são, simplesmente grelos e batatas.




Ingredientes:

  • 2 Postas de bacalhau
  • Batatas q.b. (biológicas)
  • 1 Molho de grelos (biológicos)
  • Alhos q.b.
  • Azeite virgem extra q.b. (Transmontanos)
  • Tomilho fresco bio
  • Tomilho seco 
  • Sal q.b.

Preparação:

- Comece por grelhar as postas de bacalhau. Depois de grelhadas deixe arrefecer e lasque-o. 

- Enquanto isso lave muito bem as batatas e leve-as a cozer em água e sal.

- Noutro tacho e depois de bem lavados, coza os grelos em água e sal.

- Quando as batatas estiveres cozidas, retire-as e depois corte-as em pedaços mais ou menos regulares.

- Numa frigideira adicione um fio de azeite, junte 4 dentes de alho picados e uns raminhos de tomilho fresco. Adicione as batatas cortadas e escorridas e polvilhe-as com o tomilho seco.

- Deixe saltear as batatas até estarem bem douradinhas.

- Numa outra frigideira junte um fio de azeite e mais 4 dentes de alho picados. Quando o alho estiver a ficar douradinho junte os grelos cozidos e bem escorridos e salteie os mesmos.

- Num fervedor coloque 6 dentes de alho picados e um fio generoso de azeite. Ferva até o alho começar a alourar. Nessa altura retire do lume.

- Coloque o bacalhau reservado numa travessa e regue com o azeite a ferver e os alhos. Junte as batatas salteadas e os grelos salteados. Sirva de imediato.






Sem comentários:

Enviar um comentário