sexta-feira, 24 de abril de 2026

Bacalhau à Brás muito fingido e com um twist (versão saudável e sem batata)

É impossível não ter sobras cá em casa, não sei fazer comer à conta. Hoje sobrou-me um pouco de bacalhau cozido. E não me apeteceu fazer pataniscas nem omelete que é o que acaba sempre por acontecer. Desta vez fiz um bacalhau à Brás muito fingido e com um twist meu. O sabor estava lá, mas esta versão é muito mais saudável porque não leva batatas fritas (embora normalmente eu já faça com batata doce assada) nem leva qualquer tipo de batatas. Além disso é uma sugestão muito económica. A quantidade de ingredientes é um pouco a alho pois depende da quantidade de bacalhau que sobrar e se é apenas para uma pessoa ou para mais. É a gosto de cada um.



Ingredientes:

  • Bacalhau cozido ou sobras de bacalhau cozido
  • Alho francês q.b.
  • Cenoura ralada q.b.
  • Abóbora q.b.
  • 1 Ovo (por pessoa)
  • 3 Dentes de alho
  • Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
  • Azeite extra virgem q.b.
  • Salsa fresca q.b.
  • Azeitonas q.b. (opcional)
Preparação:
- Num tacho coloque um fio de azeite extra virgem, um alho francês cortado às rodelas, os dentes de alho picados e a cenoura ralada. Tempere a gosto com sal e  deixe alourar lentamente. Junte os cubos de abóbora. Quando estiver tudo tenrinho junte lascas de bacalhau. Envolva.
- Quando estiver pronto desligue e polvilhe com salsa picada. Mexa de novo, adicione azeitonas a gosto e por cima coloque um ovo escalfado. Rebente o ovinho e delicie-se.




Sem comentários:

Enviar um comentário