No outro dia assei um coelho (a receita é esta aqui) mas sobrou um pouco. Desfiámos e pensei que podíamos fazer uma tosta com a carne, que fica deliciosa. Mas como ainda era uma quantidade razoável pensámos em fazer umas empadinhas de coelho e foi seguramente a melhor opção. Estavam uma maravilha. Pena renderem apenas 5, mas nada se estraga, tudo se transforma e nos reconforta.
Ingredientes massa:
- 260gr de farinha de espelta
- 1 Fio de azeite
- 1 Colher (de sopa) rasa de banha de porco preto
- 1 Ovo
- Sal q.b.
Ingredientes recheio:
- Carne de coelho desfiada q.b.
- 2 Dentes de alho
- 1 Talo de aipo (pequeno)
- 1 Cenoura
- Salsa picada q.b.
- Farinha de espelta q.b.
- 1 Gema
Preparação:
- Prepare a massa. Coloque os ingredientes todos no processador e misture até obter uma massa areada. Retire, forma uma bola, embrulhe em película aderente e reserve no frio, embrulhado em película aderente, pelo menos meia hora.
- Numa frigideira coloque um fio de azeite, os dentes de alho picados, o aipo picado, meia cenoura às lascas e meia cenoura ralada. Deixe refogar ligeiramente, até estar tudo tenrinho. De seguida adicione a carne de coelho desfiada, envolva e depois adicione com as pontas dos dedos uns "pozinhos" de farinha. Mexa bem para ficar bem misturado e envolvido. Reserve.
- Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa com a ajuda do rolo da massa. Nós gostamos dela fina. Unte previamente as formas e depois forre as mesmas com a massa. Recheie a gosto. Eu gosto delas bem cheinhas. Por fim cubra-as com mais uma rodela de massa, premindo nas pontas para fecharem bem. Pincele-as com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhas. Sirva-as quentinhas.
Eu gosto de as acompanhar com uma sopa ou com uma salada.
Nota: Se fizer muitas pode congelar as empadas ou antes de ir ao forno ou depois. Se já estiverem prontas é só tirar do forno e deixar descongelar antes de comer. Ficam excelentes.
Nota: Fiz demasiada massa, pois eram poucas empadas. Apenas cinco pois foi para aproveitar restos de coelho assado. Metade era mais que suficiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário