segunda-feira, 7 de julho de 2025

Bacalhau à Brás à nossa moda

O nosso bacalhau à Brás é ligeiramente diferente do Bacalhau à Brás original. O nosso leva alho francês, às vezes camarão, às vezes cenoura ralada e nunca leva batata frita de pacote, nem batata frita, frita em casa. Leva batata palha feita por mim e "frita" na actifry ou batata doce cortada em cubos pequenos e assada no forno. Resulta de forma perfeita e é muito mais saudável e o sabor está todo lá.

Se me quiserem seguir gostava muito. 

Blog - Prato Caseiro

Facebook - Prato Caseiro

Instagram - @anapratocaseiro



Ingredientes:

  • 3 Postas de bacalhau
  • Batata doce q.b.
  • 2 Cebolas grandes
  • 2 Alho francês
  • 5 Ovos
  • 6 Dentes de alho
  • Azeitonas q.b.
  • Azeite extra virgem q.b.
  • Salsa fresca q.b.
  • Gengibre q.b.
  • Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)

Preparação:
- Lave e descasque as batatas. Corte-as em cubos. Tempere-as com sal e um pequeno fio de azeite. Envolva. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Coloque lá as batatas e leve-as ao forno até estarem assadinhas. Vá mexendo a meio para assarem uniformemente.
- Entretanto descaroce as azeitonas e reserve. Lava a salsa fresca  e pique-a. Deixe-a ficar a escorrar sobre um papel de cozinha.
- Coza o bacalhau em água. Depois de cozido retire, deixe arrefecer e reserve. Entretanto lasque-o.
- Numa wok ou num tacho largo corte as cebolas em meias luas, o alho francês às rodelas e os dentes de alho picados. Regue com um fio de azeite e tempere a gosto com sal e gengibre. Deixe cozinhar até estar translúcido.
- Entretanto junte o bacalhau desfiado. Envolva bem e deixe um pouco.
- Bata os ovos e reserve.
- Entretanto junte as batatas assadas e envolva bem.
- Depois de pronto, transfira para uma travessa, decore com as azeitonas descaroçadas e polvilhe com salsa picada.
- Nós acompanhamos com uma salada a gosto e um pouco de chucrute.




Sem comentários:

Enviar um comentário