segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Filetes de robalo crocantes com esparregado caseiro e arroz selvagem

 Adoro peixe, acho mesmo que todos. Cozidos, assados, fritos. Não tenho dificuldade em comer um prato de peixe. A minha cara metade também não... desde que eu lhe tire as espinhas... hehehe. Mas neste prato tive a vida praticamente resolvida. Tinha visto no supermercado uns filetes de robalo, com muita pena minha não são do mar, mas com ar bastante fresco. E seguramente que são mais bem filetados do que se for eu a fazer. Acabei por comprar e fazer no dia. Não gosto das coisas muito tempo congeladas. Para o esparregado usei espinafres biológicos da minha avó. Os espinafres é coisa que não rende muito e usei um saco da fruta cheinho e o que rendeu deu para esta refeição. Para assar o peixe usei o papel vegetal da Silvex, super resistente no forno e para picar os espinafres e fazer o esparregado contei com a minha faca da Nicul e ficaram cremosos e bem ao nosso gosto.




Ingredientes filetes:

  • 3 Filetes de robalo
  • Sal marinho Mix Acitronado BIO (Alegre-me)
  • Pimenta Preta (Obô Vanilla)
  • 3 Dentes de alho
  • Sumo de 1 limão biológico
  • Broa de milho q.b.
  • Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
  • Tomilho seco q.b. (Dom Duarte)
Ingredientes esparregado:
  • Espinafres biológicos q.b.
  • 4 Dentes de alho
  • Vinagre de sidra 100% q.b. (Paladin)
  • Farinha q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta (Obô Vanilla)
  • Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
Preparação filetes:
- Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal Silvex. Por cima coloque os filetes. Verifique se têm alguma espinha e retire-a com a ajuda de uma pinça própria para o efeito.
- Tempere a gosto com sal marinho acitronado bio, pimenta preta moída na hora, um dente de alho picado em cada filete, sumo de limão e a broa esfarelada. Regue com um fio de azeite e polvilhe com tomilho.
- Leve ao forno a 180ºC até estar a gosto (os filetes de peixe cozinham muito depressa). Eu deixei cerca de 15 minutos e depois escolhi a opção do forno das pizzas para acelerar o processo da crocância da broa sem deixar os filetes secos. 

Preparação esparregado:
- Comece por lavar bem os espinafres. Coloque-os em água com vinagre para libertar algumas impurezas e terra que possam ter. Passe-os por várias águas e escorra-os.
- Coza-os em água e sal. Depois de lavados escorra-os muito bem.
- Coloque-os numa tábua de cozinha e pique-os finamente.
- Leve ao lume um tacho com azeite e com os dentes de alho picados. Deixe alourar.
- Adicione os espinafres picados e bem escorridos. Envolva bem no azeite e nos alhos.
- Polvilhe com "uns pós de farinha". Volte a mexer bem. Borrife com vinagre de sidra. Envolva e estão prontos.
- Sirva os filetes com o esparregado e com arroz selvagem. 






















1 comentário: