Cá em casa comemos muito peixinho. Adoro. Cozido, grelhado, assado, estufado, panado e até frito. Ainda assim esta última opção é de ano a ano e ainda assim.... os panados faço-os os no forno e as outras opções são muito mais saudáveis e igualmente saborosas. Basta usarmos os temperos certos, as ervas certas e tudo fica delicioso.
A cavala há meia dúzia de anos atrás era dada na praia e desprezada por quase todos. Eu sempre gostei. A cavala gosto dela cozida, assada e grelhada. São as formas que eu mais consumo. Peixinho gordo, rico em ómega 3. Quando assada ou grelhada não se pode deixar muito tempo, senão aí fica seca e depois não sabe tão bem. É ainda um peixe que eu considero acessível e é um peixe do mar. Pelo menos por enquanto. As cavalas não precisam de ser gigantes, mas muito pequenas também não. Escolham um tamanhinho médio.
Acompanhei este pratinho com uma migas de couve, que adoro, e com uma beterraba cozida regada com bastante sumo de limão para ajudar a melhorar os níveis de ferro (devemos acompanhar os alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em vitamina C pois assim ajuda a absorver mais o ferro). É assim que eu controlo os meus níveis.
Ingredientes:
- Cavala (uma por pessoa)
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
- Ervas de provence q.b.
- Coentros q.b.
- Azeite q.b.
- Sumo de limão q.b.
- 1 Embalagem de couve
- Broa de milho q.b.
- 4 Dentes de alho
- Feijão frade cozido q.b.
- Azeite q.b.
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)