Chegou o mês de setembro e nesta altura gosto de repor bolachinhas e biscoitinhos nos potes das bolachas. Para ser sincera gosto de os ter durante todo o ano, mas o outono / inverno são as estações do conforto, o regresso a uma vida de maior aconchego. Estes biscoitos são maravilhosos e acabam por durar pouco. O que é bom! Para voltar a fazer mais. Sejam estes, sejam outros. Gosto de fazer pouca quantidade para poder meter as mãos na massa com mais regularidade. Gosto de dividir para não comer tanto. Sim, sou uma gulosa contida. Nem sempre nem nunca, mas alimentar a alma também faz bem. 😊😊😊😊🍪🍪🥠🥠🥠🥠🍪🍪
Ingredientes:
- 300gr de farinha de espelta
- 80gr de manteiga
- 100gr de açúcar
- 100gr de amêndoas (Transmontanos)
- 100gr de mel (Transmontanos)
- 50ml de azeite (Transmontanos)
- 2 Ovos
- 1 Colher (de chá) de fermento
Preparação no processador:
- No processador misture o açúcar com a manteiga, até obter um creme homogéneo.
- Adicione os ovos, o mel, o azeite, a amêndoa triturada previamente (e transformada em farinha), a farinha de espelta e o fermento. Volte a misturar, até formar uma massa homogénea.
- Molde a massa em forma de bolinhas e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal, pressionando cada bolinha com o martelo da carne (o que vai dar este efeito às bolachas).
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos ou até que fiquem douradinhas.
- Retire, deixe arrefecer e sirva.
Preparação de forma tradicional:
- Numa tigela, amasse bem o açúcar com a manteiga. Junte o mel, os ovos e o azeite. Misture muito bem. Por fim adicione a farinha, o fermento em pó e a farinha de amêndoa, amassando sempre.
- Enrole a massa fazendo um rodo e corte-o em rodelas. Molde bolinhas e achate-as com o martelo da carne (que lhe dá este aspeto quadriculado).
- Transfira as bolachas para um tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário