sábado, 4 de setembro de 2021

Migas de pão alentejano e bacon com ovos escalfados

 Cá em casa gostamos muito de migas ou não existisse por aqui uma costela do Alentejo. As migas comem-se um pouco por todo o país e existem mil maneiras e mil ingredientes que se podem adicionar às migas. Hoje comemora-se o dia internacional do bacon e a Primor desafiou-me a partilhar uma receita com bacon. E por isso há que homenagear este ingrediente cheio de sabor e preparar umas belas migas com bacon. E para um regresso após férias esta receita é mesmo muito muito reconfortante. Ora vamos à receita.



Ingredientes:

  • 4 Dentes de alho
  • 1/2 Cebola roxa
  • Azeite extra virgem (Transmontanos)
  • 1/2 pão alentejano
  • 1/2 Chouriço 
  • 1/2 Embalagem de bacon em cubinhos (Primor)
  • 4 Fatias de bacon (Primor)
  • 1/2 tomate maduro sem pele e sem sementes
  • 2 Ovos biológicos
Preparação:
- Pique 4 dentes de alho e a cebola para uma wok. Junte um fio generoso de azeite, tape e deixe refogar lentamente.
- Entretanto parta o pão em pequenos pedaços para uma taça e cubra com água quente para amolecer. 
- Junte à wok meio chouriço cortado em rodelas muito finas e meia embalagem de bacon aos cubos. Deixe fritar um pouco. Quando estiver fritinho junte meio tomate bem madurinho sem pele e sem sementes. Mexa bem, tape e deixe cozinhar lentamente em lume médio.
- Entretanto esprema o pão para retirar o excesso de água. 
- Junte o pão à wok. Levante um pouco o lume e mexa com regularidade. Envolva muito bem para o pão absorver todos os sabores. Deixe cozinhar um pouco.
- Noutra frigideira e sem adicionar qualquer gordura coloque as fatias de bacon para estas fritarem dos dois lados. Reserve.
- Retire agora as migas do lume e reserve. 
- Noutra frigideira coloque um fio "generoso" de azeite. Quando este estiver quente junte as migas reservadas. Acalque-as com a ajuda de uma colher de pau. Deixe ficar até as sentir crocantes. Entretanto vire-as com a ajuda de um prato para ganharam uma crosta do outro lado.
- Coloque um tacho ao lume e escalfe dois ovos. Para ficarem mais perfeitinhos embrulhei-os em película aderente da Silvex e levei ao lume (coloquei a película numa chávena e embrulhei um ovo de cada vez).
- Transfira para uma taça de barro da Feira da Louça e coloque por cima as fatias do bacon e os dois ovos escalfados e já sem a película.
- Sirva de imediato com uma salada a gosto.







Sem comentários:

Enviar um comentário