Esta versão de Bacalhau à Brás que vos trago hoje não é a original, nem nada que se parece, mas é neste momento a permitida cá de casa. E garanto-vos que é muito muito. As diferenças residem em acrescentar alho francês e cenoura ralada e a batata em vez de frita, aos palitos, é assada no forno, aos cubos e é feito com batata-doce de polpa amarela. Quando digo que é a permitida cá em casa é por causa da gastrite do marido que de vez em quando chateia. Não comemos fritos ou muito raramente acontece e quando é "dia de festa" deixamos para ir comer fora. Felizmente conseguimos diversificar bastante a alimentação e acabamos por reinventar alguns pratos, mas numa versão mais saudável, como este que trago hoje.
Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau
- 3 Batatas doces grandes (polpa amarela)
- 1 Cebola pequena
- 4 Dentes de alho
- 1 alho francês
- 1 Cenoura
- 4 Ovos
- Salsa fresca q.b.
- Sal q.b.
- Azeitonas q.b.
- Azeite extra virgem (Transmontanos)
Preparação:
- Leve a cozer os lombos de bacalhau já demolhados.
- Depois de cozido e arrefecida, retira-se-lhe a pele e as espinhas e desfia-se. Reserve.
- Entretanto lave e descasque as batatas doce. Corte-as em cubos pequenos, mais ou menos do mesmo tamanho. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal, coloque lá as batatas. Polvilhe-as com sal e regue com um fio de azeite. Envolva com as mãos e leve a assar. Mexa duas ou três vezes enquanto assam. Depois de prontas desligue o forno e retire-as do tabuleiro. Reserve.
- Entretanto coloque azeite no fundo de um tacho.
- Pique finamente os dentes de alho, corte a cebola em rodelas muito finas. Corteo alho francês também rodelas muito finas e rale a cenoura. Leve a refogar lentamente. Vá mexendo e adicione umas pedrinhas (poucas) de sal.
- Quando estiver tudo translúcido e "molinho". Nessa altura junte o bacalhau desfiado. Mexa com um garfo de pau até o bacalhau ficar misturado no meio dos legumes.
- Junte agora as batatas aos cubos e volte a misturar bem.
- Entretanto bata os ovos, temperados com uma pitada de sal, numa tigela e junte-os ao tacho.
- Mexa energicamente com o garfo de madeira até os ovos estarem prontos e envolvidos também.
- Polvilhe com salsa picada e envolva suavemente.
- Retire do lume e deite numa travessa. Decore com azeitonas.
- Sirva de imediato acompanhado de uma salada.
Sem comentários:
Enviar um comentário