quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Arroz de outono

 Olá de novo, estou de regresso após as minhas férias, umas belas férias de quase 2 semanas num cruzeiro e que me souberam muito bem. Embora tenham sido agora em novembro, nestas férias tive temperaturas de 30 graus e claro, temperaturas normais para a época, mas foram espetaculares. Brevemente partilharei aqui algumas imagens e claro, algumas dicas.

Hoje e para o regresso trago um pratinho de arroz. Decidi chamar-lhe arroz de outono porque embora tenha peixe e mexilhões, também tem cogumelos, couves e cenouras. É um prato muito reconfortante, que para mim posso comer em qualquer altura do ano, mas que por ter sido feito nesta estação, chamei-lhe assim. Esta refeição serviu duas pessoas. Este tipo de pratos naturalmente leva tomate, mas devido à gastrite do marido tenho que ter certos cuidados e quando uso tomate gosto de seja mais madurinho, o que acontece mais no verão (normalmente até congelo para ter durante todo o ano), mas desta vez nem usei. Os alhos que utilizo abro-os sempre ao meio e retiro o germe (aquele talinho) que está no interior do alho e que é o mais indigesto. À parte destes cuidados este almocinho ficou uma maravilha.




Ingredientes:
  • 2 postas médias de pescada fresca
  • Mexilhões q.b.
  • Arroz q.b. (usei basmati)
  • Couve pak choi q.b.
  • 1 Cenoura média + 1/2 cenoura
  • 2 Folhas de louro
  • Sal q.b.
  • 2 Dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • Coentros frescos q.b.
  • 1/2 Talo de aipo
  • Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)

Preparação:
- Num tacho coloque uma cenoura cortada às rodelas, meia cebola, meio talo de aipo cortado em pedaços, 2 dentes de alhos e um ramo de salsa. Adicione água e sal. Junte o peixe e os mexilhões e deixe cozinhar.
- Depois de cozido coe o caldo e reserve. Retire a pele e as espinhas à pescada e reserve juntamente com os mexilhões.
- Entretanto num tacho coloque um fio de azeite, duas folhas de louros cortadas ao meio (sem o veio central) e os dentes de alho picados (sem o germe, a parte central). Adicione lascas de meia cenoura. Deixe refogar ligeiramente e nessa altura junte parte do caldo coado. Retifique o sal, se necessário.
- Quando ferver junte o arroz. Mexa, tape e deixe cozinhar. Quando estiver quase cozinhado, adicione a pescada e os mexilhões. No último minuto adicione a couve. 
- Sirva de imediato polvilhado com coentros picados.





quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Estou em contagem decrescente para as minhas.... Férias

Faltam 4 dias para ir de férias e esta semana tem sido uma semana muito trabalhosa. Além do trabalho são também os preparativos para os próximos 15 dias em que vou estar de férias. Preparação dos locais a visitar, temperaturas, distâncias entre os locais para saber o que conseguimos visitar. Uma trabalheira, mas de muito prazer que se avizinha. Além de fazer as malas, claro. Escolher roupas e conseguir enfiar tudo nas malas sem esquecer nada. 

Vamos fazer o nosso terceiro cruzeiro e acredito que vá continuar a superar as expectativas. São das viagens que mais gosto de fazer mas também as que dão mais trabalho. Muitas paragens, muitos destinos desconhecidos e muitos roteiros para preparar. Roteiros de um dia, dois no máximo.

Por isso regresso quase no final do mês, mesmo a tempo do mês do Natal, do Amor, dos Desejos e sem dúvida, da Concretização, da Realização destes Desejos. Até já!




sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Dia sanduiche: Baguetes de espelta caseiras com frango, ovo e peito de peru

Hoje é dia internacional da Sanduiche e por isso nada melhor que preparar um pão caseiro e fazer uma deliciosa sanduiche. A Primor desafiou-me a fazer uma sandes especial para este dia e eu tento, sempre que possível, fazer as coisas o mais saudável possível. Claro que há dias de exceção, mas quando se pode escolher.... tento que assim seja. Para esta sanduiche usei Peito de Peru da Gama Puro, uma gama atenta às "preocupações com a saúde e bem-estar e atenção prestada à composição dos produtos que consumem". Nós consumidores e falo por mim estou constantemente a ler os rótulos dos ingredientes dos produtos que consumo e dos produtos que utilizo também no corpo. Por isso esta gama Puro da Primor é como dizem "a procura por soluções mais simples, naturais e sem aditivos". Parabéns pela iniciativa. Esta sandocha ficou tão boa e tão rica, que foi o meu jantar. 😀😄😄😇



Ingredientes baguetes:

  • 500gr de farinha
  • 330gr de água morna
  • 5gr de fermento seco
  • 10gr se sal
Preparação baguetes:
- Numa taça coloque a farinha e o fermento. Coloque também o sal (mas separado do fermento).
- Faça um buraco no meio e coloque a água morna. Mexa com um garfo até obter uma consistência de massa (assim suja-se menos as mãozinhas 😁😁).
- Transfira para a bancada de trabalho e amasse cerca de 10 minutos. Coloque um fio de azeite numa taça e coloque lá a massa. Tape com um pano e deixe levedar cerca de 2 horas.
- Ao fim deste tempo polvilhe a bancada com farinha e coloque lá a massa. Divida-a em três. Pegue num desses três pedaços de massa e enrole sobre si mesma. Estique-a como se fosse um rolo. Repita nos restantes pedaços de massa.
- Coloque uma folha de papel vegetal e faça uma "caminha" para as baguetes. Polvilhe com farinha, coloque lá as baguetes, polvilhe-as com farinha tape-as. Deixe repousar mais 30 minutos.
- Pré-aqueça o forno e coloque lá uma taça com água. Destape as baguetes, dê-lhes 3 golpes em cada uma (na parte de cima) e leve ao forno durante 10 minutos. Ao fim deste tempo retire a taça com a água e coza mais 10 minutos ou até estar a gosto.

Ingredientes sanduiche (por pessoa):
  • 1 Baguete de espelta (receita acima)
  • 2 Fatias de peito de peru (Gama Puro) Primor
  • 1 Ovo cozido
  • 1/2 Peito de frango do campo
  • Tomate q.b.
  • Alface q.b.
  • Abacate q.b.
  • Batata doce "frita" para acompanhar

Preparação sanduiche:
- Descasque as batatas doce e corte-as em rodelas, depois de cortadas em rodelas corte-as em palitos. Usei um cortador que lhes confere um aspeto ondulado. Para serem mais saudáveis fiz na actifry. Pulverizei-as com um pouco de óleo (muito pouco mesmo), envolvi, adicionei um pouco de sal e oregãos secos. Transferi para a actifry e programei 25 minutos.
- Enquanto as batatas "fritam" coza um ovo e grelhe o peito de frango temperado com uma pedrinha de sal.
- Abra a baguete, barre generosamente com abacate de ambos os lados. Por cima e também de ambos os lados coloque as rodelas de tomate previamente lavadas (se possível sem pele e sem sementes) e as folhas de alface. Junte as fatias de peito de peru e no meio o peito de peru e o ovo cozido cortado às rodelas.
- Feche a sanduiche e sirva de imediato com a batata doce "frita".