Os nossos risottos cá em casa são diferentes dos originais. São sem queijo. Se faz falta? Não! Inicialmente fazíamos o risotto também com queijo, mas desde a gastrite crónica do marido evita-se o queijo na comida. E a verdade é que se consegue um risotto igualmente cremoso e obviamente mais saudável. O resultado é delicioso.
Ingredientes:
- 2 Postas de bacalhau
- Presunto de porco preto (Primor)
- Arroz para risotto q.b. (Bom Sucesso)
- 1/2 Molho de espargos
- 7 Cogumelos marron
- 1 Talo de aipo
- 1 Cenoura
- 6 Dentes de alho
- 1 Cebola
- Salsa q.b.
- 50ml de vinho (+/-)
- Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
Preparação:
- Comece por cozer o bacalhau em água. Enriqueça a cozedura da água do bacalhau para o caldo com um talo de aipo cortado em pedaços, uma cenoura cortada às rodelas, os dentes de alho inteiros descascados, um quarto de uma cebola, uma ramo de salsa e a ponta dos espargos. Deixe cozinhar. Depois de cozido, coe o caldo e reserve. Lasque o bacalhau e reserve-o também.
- Lave, enxugue bem e corte os cogumelos em pedaços. Coloque um fio de azeite numa frigideira e salteie os cogumelos. Depois de prontos desligue e reserve.
- Entretanto numa wok coloque os restantes 3 dentes de alho picados e um pedaço de cebola picada.
- Adicione as fatias do presunto cortadas em cubos e os espargos já arranjados e cortados em pedaços. Junte o azeite. Deixe refogar lentamente até os presunto ficar mais estaladiço.
- Junte o arroz, deixe fritar um pouco e misture-o bem com o presunto e os espargos. Adicione uma concha e do caldo da água da cozedura do bacalhau e dos legumes (previamente coado) e o vinho branco. Não pare de mexer. Quando estiver seco adicione mais um pouco de caldo. Repita a adição do caldo sempre que secar e sem nunca parar de mexer.
- Quando o arroz estiver praticamente pronto, junte os cogumelos reservados e o bacalhau já lascado.
- Continue a mexer e sirva quando estiver pronto.