Adoro bolachas Maria, mas a verdade é que as mesmas na sua versão original não são as mais saudáveis.
É uma pena pois acabam por ter de ser a exceção. Hoje trago-vos uma receita muito especial, deliciosa e numa versão mais saudável. E ainda por cima personalizada. E logo eu que adoro estes pequenos grandes pormenores. A Belita3D desafiou-me a fazer umas bolachinhas com os seus cortadores de bolacha Maria. Além de super fáceis de utilizar são personalizados ao nosso gosto. A criatividade dela e a sua simpatia não tem limites. Quem é que não gosta destes miminhos?
A receita que vos trago hoje resultou numa bolachas muito parecidas com as bolachas Maria, mesmo em termos de sabor. São um pouco mais saudáveis e a farinha usada é a de espelta. Cá em casa sempre que usamos farinhas com glúten em quase 100% dos casos usamos a de espelta. Ora vejam:
Ingredientes:
- 70gr de leite (usei magro sem lactose)
- 50gr de mel (usei Transmontanos)
- 25gr de açúcar amarelo
- 1 Colher (de chá) de bicarbonato de sódio
- 300gr de farinha de espelta branca
- 50gr de manteiga (sem lactose)
- 1 Colher (de café) de extrato de baunilha
Preparação:
- Aqueça o leite num tachinho, em lume brando, juntamente com o mel, o açúcar amarelo e o bicarbonato de sódio, sem parar de mexer. Quando começa a aparecer a espuminha, desligue o lume e deixe arrefecer.
- Na taça da batedeira (ou se preferir numa taça) misture a farinha e a manteiga. Bata até se assemelhar a uma farofa.
- Adicione à farinha a mistura do leite já fria e misture até obter uma messa com consistência para esticar com o rolo.
- Faça uma bola com a massa e enrole-a em película aderente Silvex. Leve ao frio cerca de 30 minutos.
- Ao fim deste tempo coloque uma folha de papel vegetal na bancada (ou se preferir estive a massa diretamente na bancada) e estique-a bem fina cerca de 2mm (ou a gosto).
- Pré-aqueça o forno a 170ºC.
- Use os cortadores da Belita3D e vá colocando as bolachinhas no tabuleiro onde vão ao forno forrado com papel vegetal Silvex. Depois do tabuleiro cheio leve ao forno e deixe ficar cerca de 8/10 minutos ou até estarem a gosto. - Deixe arrefecer, em cima de uma rede, pois as bolachinhas ficam mais rijas e estaladiças depois de frias. São irresistíveis.
- Bom apetite.