Por mim comia quase bacalhau todos os dias. Adoro. Este é espetacular, é da Islândia. Tenho pena de não o encontrar à venda durante todo o ano nos supermercados. Sim, nas lojas de especialidade há, mas se nos supermercados há e é carote, nessas lojas só cheirar 😂😂😂😂. Mas a verdade é que é uma maravilha. Lasca tão bem...
Gosto muito de o comer assim às lascas, regadinho com bastante azeite (extra virgem) e alho e com umas batatinhas a murro. Mas desta vez comemos com rodelas grossas de batata doce assada que se tornam irresistíveis. Este prato é muito rápido de preparar. Ora vejam:
Ingredientes:
- 3 Lombos de bacalhau (já demolhado)
- 2 Batatas doces
- Feijão verde q.b.
- Alhos q.b.
- Azeite extra virgem q.b. (Transmontanos)
- Sal q.b. (Rui Simeão Sal Tavira)
Preparação:
- Descongele o bacalhau. Seque o excesso de água com papel absorvente. Grelhe as postas de bacalhau. Depois de grelhadas deixe arrefecer um pouco e lasque.
- Lave bem e descasque a batata doce, corte-as em rodelas grossinhas, tempere a gosto com sal, orégãos secos e um fio de azeite. Envolva. Leve ao forno a 180ºC cerca de 30/40 minutos ou até estarem a gosto. Estão prontas quando espetar um garfo e parecer puré, mas com uma crostinha por fora.
- Pelo meio arranje o feijão. Lave muito bem cada vagem, corte as pontas e retire os fios do lado. Corte em tiras no sentido do comprimento. Depois de cozido, escorra e reserve.
- Pique dois dentes de alho para uma frigideira regada com um fio de azeite. Quando estiverem dourados adicione o feijão verde e salteie.
- Entretanto lamine alguns dentes de alho (a gosto), coloque num fervedor e adicione um pouco de azeite. Lentamente deixe até dourar os alhos.
Nota: Eu apenas coloco no fervedor o suficiente para dourar os alhos. Se quiser adiciono mais azeite à posteriori. O azeite faz melhor em cru ou em temperaturas mais baixas, por isso opto por fazer assim em vez de ser mais generosa no azeite no fervedor. E eu que adoro azeite.
Sem comentários:
Enviar um comentário